terça-feira, 10 de maio de 2016

Cores, Gênero e Interesses: A Camisa Rosa do Papai e a Sandália do Homem-Aranha da Júlia


Desculpem mais um post sobre o assunto.  O pai da Júlia acabou de chegar.  Ele levou a pequena para a escola.  Ele estava usando uma camisa degradê de rosa que comprou na C&A.  Segundo ele, quando Júlia o viu vestido falou "Tira, papai!  Tira!  É da mamãe!"  Ele respondeu com uma pergunta "Só mamãe pode usar rosa?"  "Só a mamãe e a Júlia." "Mas a Júlia e a mamãe não usam azul?  Por que o papai não pode usar rosa?".  

Ela continuou insistindo que não podia.  Está assimilando rapidamente, provavelmente da escola e na insistência dos desenhos animados de atribuírem rosa às personagens femininas, que cores têm gênero.  O pai foi direto ao ponto.  "OK, então, mas a Júlia não tem uma sandália do Homem-Aranha?  Sandália do Homem-Aranha é coisa de menino.  Papai então vai devolver na loja."  Enfim, aí a conversa mudou.  Logo veio a compreensão de que essa história de cor de menino e de menina iria colocá-la em situação de desvantagem.  

Ontem mesmo, ela tinha dito toda feliz com o presente que "O Homem-Aranha é de menina e menino".  Eu tinha ficado feliz, mas esse incidente de hoje alerta que preciso ficar vigilante em relação a essas questões.  E sei perfeitamente que um menino teria muito mais problemas em poder fazer o mesmo com qualquer personagem "para meninas".  Afinal, se gostar de algo "para menino" em nossa sociedade machista soa excêntrico e até elogioso para uma menina, no caso dos garotinhos seria atestado de efeminação, de gostar de algo que, por natureza, é inferior, menos importante.  Só que, no momento, só tenho uma menina e é bom cuidar dela direitinho.  

No momento, Júlia está com sua sandália do Homem-Aranha neste momento e espero que tenha absorvido a lição das cores que teve com o papai mais cedo, afinal, você não vai devolver sua sandália do cabeça de teia só por causa dessa bobagem de cor de menino e de menina, não é mesmo? ;)

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails