sábado, 18 de junho de 2016

Mangá interrompido sobre a relação entre uma mãe e seu filho autista é encerrado no Japão


"Hikari to Tomo ni..." (光とともに…) ou With the Light: Raising an Autistic Child (Com a Luz: Educando uma Criança Autista), seu título em inglês, é um mangá tocante sobre a relação entre uma mãe e seu filho autista.  Eu tenho dois volumes dessa série josei que foi publicada nos EUA.  É uma série muito tocante, realista, que mostra todos os aspectos que envolvem o drama de ter um filho autista e a incompreensão familiar e da sociedade.  Nos primeiros capítulos, fica claro como a discriminação de gênero leva a mãe a ser considerada culpada pelo comportamento estranho de sua criança, até que se chega a um diagnóstico e, bem, a vida não melhora em um passe de mágica, claro.  Infelizmente, sua autora, Keiko Tobe, faleceu em 2010 e a série nunca foi terminada.   A série recebeu o prêmio de excelência do Japan Media Arts Festival em 2004.


Agora, segundo o Comic Natalie, a mangá-ka Mei Kawasaki, que acredito ter sido assistente e amiga da autora, encerrou o mangá em uma edição especial.  Ela já tinha publicado um gaiden da série.  Espero que esteja à altura do original.  Já a Akita Shoten, editora da revista For Mrs., que publicou a série, está lançando uma edição especial, acredito que uma compilação dos volumes originais, em tamanho A5 e custando 9720 ienes.  Encomendas até 16 de agosto, o volume especial será enviado em meados de setembro.


São mangás como With the Light que mostram o quão amplos e preocupados com a vida das meninas e mulheres, seu dia-a-dia, suas dores, os mangás femininos podem ser.  Esqueça o blá-blá-blá do pessoal que só quer ver mangá escolar ou romances marcados pelo abuso como marga da demografia e busque "a luz", por assim dizer.  Você não vai sair de mãos, mente e coração vazios.   Aliás, a série teve dorama, também.

4 pessoas comentaram:

Como é que é?!! Como assim isso tem gaiden? Como assim foi encerrado AGORA?!
Eu tenho a série completa, e ela foi encerrada. O último capítulo é um rascunho feito pela autora quando já deveria estar bem doente dando um "final" para a história para não acabar em aberto.
Nunca ouvi falar dessa assistente ou de quaisquer histórias extras.

Nossa! Super me interessei... Atualmente trabalho dando aulas de arte e oficinas de artesanato pra pessoas com deficiência intelectuais e temos alguns autistas lá... Quando entrei corri atrás de todo o tipo de material sobre os autistas (que foi os que tive mais dificuldades de trabalhar por falta de experiência), mas ler um mangá é algo maravilhoso...

É por estas coisas que sou apaixonado por mangás e em especial shoujos e joseis... <3

Há os links no post. E vários sites reproduziram a história do inacabado quando deram a notícia da morte anos atrás. Quanto ao gaiden, Bakaupdates está aqui.

Seria bom se tivesse uma animação dublada dessa série, assim todos podem assistir

Related Posts with Thumbnails