domingo, 31 de julho de 2016

Tokyo elege sua primeira governadora


Este domingo, os eleitores de Tokyo elegeram sua primeira governadora.  Segundo o site Viral Women, Yuriko Koike, que foi ministra da defesa, elegeu-se na esteira da rejeição aos velhos políticos, já que seus dois últimos antecessores tiveram que renunciar depois de escândalos financeiros.  A nova governadora terá que zelar por uma população de mais de 13 milhões de  habitantes e um PIB maior que o da Suécia.  Ela será responsável por gerenciar os preparativos para a Olimpíada de 2020.  Em seu discurso de posse, ela prometeu lutar por uma vida melhor para todos, homens e mulheres, jovens e velhos.  

Detalhe importante, ela venceu a eleição sem o apoio do poderoso partido Liberal Democrata ao qual pertence.  Como assim?  O partido, o mais poderoso do Japão, não queria lançá-la como candidata.  Ela peitou o partido e entrou como candidata independente, algo que não seria possível no Brasil, por exemplo, e ganhou com mais de 40% dos votos!  Incrível, não é? Virei fã. 


Usando verde durante a campanha para representar a renovação, ela estará no Rio de Janeiro representando a cidade que sediará os próximos jogos.  A vitória de Koike é muito importante, porque são poucas mulheres em posições de mando no Japão, especialmente, no campo da política.  Ainda assim, apesar de rompermos a questão do sexo, prevalece a gerontocracia, pois a nova governadora já tem 64 anos.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails