domingo, 31 de julho de 2016

Censura: Esse mundo anda muito perigoso realmente...


Não conhecia, ou pelo menos me lembrava, da tirinha Pearls Before Swine de autoria de Stephan Pastis até hoje pela manhã.  Pearls Before Swine é publicado diariamente em mais de 750 jornais nos EUA, já foi várias vezes premiada e tem como protagonistas um rato com humor ácido e posturas políticas de direita, um bode intelectual de esquerda e um porco de bom coração, mas bem idiota que é o melhor amigo do rato que se diverte humilhando-o.  Há também a irmã do porco que parece tão fora de órbita quanto ele.  

Pois bem, um post do Comic Book Legal Defense Fund (CBLDF) falando que uma das últimas tirinhas, a do dia 27 de julho, do autor foi censurada.  Motivo?  Uma piadinha muito inocente juntando ISIS e a NSA (National Security Agency).  A tirinha simplesmente mostrava a porquinha cometendo um erro gramatical ao dizer "My friend and me".  Em português seria como dizer "Minha amiga e mim".  O porco a corrige dizendo "I think it's  "I", not "me"." Ela retruca "HUH?", ao que ele insiste "I, sis! I, sis!". "sis" é uma abreviação de "sister". Ele estava sendo monitorado pelo NSA e, no outro dia, o FBI está na casa dele para prendê-lo.  

Normalmente, os posts do CBLDF dizem respeito à censura em países como Irã, ou Paquistão, mas a censura está em todo lugar.  Segundo o post, além de não sair nos jornais, tirinha sumiu de vários sites e do Facebook.  O autor, no entanto, conseguiu publicá-la no Twitter.  Eu achei sites que publicam Pearls Before Swines e, simplesmente, na sequência cronológica ela não aparece mais.

Enfim, acredito que está escrito em algum lugar do post que é direito não publicar uma tirinha, não foi a primeira vez que houve controvérsia em relação aos quadrinhos do autor, aliás, mas o banimento da forma como se fez é censura e, isso, em um ambiente democrático.  De qualquer forma, me surpreende mesmo o quão sensíveis andam os americanos, porque a piada foi boa e inofensiva, ou mostrar que que os americanos são espionados  diariamente pelo seu governo?  Teve até filme do Will Smith sobre isso, vários anos atrás...

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails