quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Duas notícias curiosas vindas do Japão


Normalmente, a imagem que o povo japonês passa para o mundo é de um povo disciplinado, organizado, cordial e adepto de altos padrões de limpeza (*matéria linda sobre essa questão aqui*).  Duas matérias do Rocket News 24 - um site japonês - aponta para o fato de que, como em qualquer país,  há exceções.  Vamos lá!



A primeira notícia é a da proibição parcial do uso do jogo Pokemon Go em um dos mais importantes parques do país, no Parque Ueno.  Segundo o RN24, as áreas do templo Kaieji e do Pavilhão  Benten estão fechadas para os jogadores, porque, em busca de monstrinhos raros, muitos passavam horas sentados em volta das atrações atrapalhando os visitantes, fora isso, contrariando a imagem que temos dos japoneses, muitos jogadores têm deixado o seu lixo (*garrafas de água, embalagens de comida, bituca de cigarros etc.*) nesses pontos históricos.  


A outra notícia tem relação com questões de gênero.  O restaurante ConTERRAZZA, em Tóquio, proibiu a entrada de homens sozinhos ou grupos de homens.  Motivo?  Eles são descorteses e, não raro, assediam as mulheres.  (*Infelizmente, a conta do Twitter com a foto da placa foi apagada, ao que parece.  Eu não tinha salvado a imagem.*)  Discriminação? Sim e não, diria que é mais um indício de como as relações de gênero são permeadas pela violência e que isso atravessa várias culturas.  O restaurante italiano está apostando que as clientes mulheres e os grupos mistos podem sustentar os negócios e, mais ainda, servir de propaganda positiva para o lugar como "aqui você, mulher, pode se sentir segura para comer sua pizza".  É triste, mas será que é irreal?

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails