Eu posso estar exagerando, mas não consigo deixar de admirar e até amar a primeira governadora de Tokyo, Yuriko Koike. A notícia que queria comentar diz respeito ao seu compromisso durante a campanha de aumentar o número de creches públicas da cidade. Segundo notícia mais completa que encontrei, a do The Japan Times, o objetivo é elevar para 17 mil os centros de atendimento infantil.
Segundo o jornal, havia uma fila de espera de 8.466 crianças por uma vaga em creche em 1 de abril deste ano, a maior taxa entre as grandes cidades japonesas e um número 652 vezes mais alto que na mesma época do ano passado. Em outra matéria, o próprio jornal falou desse drama. Enfim, é uma cifra difícil... será que eu entendi errado? De qualquer forma, imagino que como foi promessa de campanha, e a governadora disse que cumprirá todas, afinal, é o que suas eleitoras e eleitores esperam, as pessoas foram lá e cadastraram suas crianças na fila. Qualquer pessoa sensível sabe que um dos obstáculos para que muitas mães possam entrar ou voltar ao mercado de trabalho é a falta de creches públicas. Vale aqui, no Brasil, e vale no Japão, também.
A governadora enviou uma proposta de aumento de verbas da pasta em 12.6 bilhões de ienes para centros de assistência à primeira infância, segundo o Ministro da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social. A proposta será submetida à assembleia de Tokyo no dia 28 deste mês. Segundo ela, é uma questão urgente. Se aprovada, a verba do setor será de 110 bilhões de ienes. A medida também propõe subsídios aos donos de imóveis, aproximadamente 82 mil (!!!!!) em toda a cidade, para que possam disponibilizá-los para serem transformados em creches. Além disso, a proposta pretende também tentar atrair os jovens para a profissão de cuidadores em creches.
A outra proposta de campanha que ela cumpriu é abrir mão de metade de seu salário, que é de 1.46 milhões de ienes, incluindo bônus de inverno e verão, para que possam ser direcionados para a área. Se cortado pela metade, os rendimentos anuais da governadora serão de 1.48 milhões de ienes. Enfim, pode parecer populista, pode até ser populista, mas como não amar esta mulher?
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário