domingo, 2 de outubro de 2016

Notícias do Japão 1: As japonesas deixaram de ser as mulheres mais longevas do mundo


Quando vi a chamada do IPC Digital no Twitter, sabia que precisava postar isso.  Afinal, desde que eu olho esses dados – e isso já faz mais de 20 anos – as japonesas sempre apareciam como as campeãs de longevidade.  Pois é, a coisa mudou um pouquinho.  Segundo dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar do país divulgados em 27 de setembro, a expectativa de vida das mulheres japonesas é de 87,05 anos; e dos homens é de 80,79 anos

Outro dado revelado é que, no ano passado, a influenza não atingiu tanto a população idosa do país e houve queda no número de velhinhos com pneumonia.  Com novas tecnologias, a tendência é que as pessoas cada vez vivam mais.  Não falam na matéria, mas o Japão era o campeão mundial em super centenários, isto é, pessoas com mais de 100 anos de idade.


Voltando à questão das mulheres, Hong Kong tomou o primeiro lugar do Japão.  A média da ilha é de 87,32 anos.  Em terceiro lugar vem as espanholas com 85,58 anos.  Segundo a matéria, Hong Kong lidera com os homens mais longevos, também.  A expectativa de vida dos homens é de com 81,24 anos e em segundo vem Islândia e Suíça, com exatos 81 anos.  O Japão vem em quarto lugar, portanto.  No Brasil, a expectativa de vida das mulheres é de 78,8 anos e a dos homens de 71,6 anos, segundo o IBGE.

Segundo os cálculos da matéria, em 2015, a possibilidade de chegar aos 75 anos é de 75% para os homens e de 88% para as mulheres.  A previsão de chegar aos 90 anos é de 25% para os homens e 49% para as mulheres.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails