sábado, 31 de dezembro de 2016

Adeus 2016, Feliz 2017!


E 2016 finalmente chega ao seu final.  Este post é para agradecer a todos/as aqueles/as que acompanharam os posts do Shoujo Café, que comentaram no blog e no Facebook, enfim, que de alguma forma apreciam o trabalho que eu faço aqui.  Sim, por mais que algumas pessoas acreditem que se trata de um blog coletivo, o Shoujo Café funciona enquanto a Valéria funcionar e foi um no particularmente difícil, não somente para mim, mas para boa parte dos brasileiros.

Se tivesse que pensar em termos de shoujo e josei mangá no Brasil, foi mais um ano magro, porém, na sua exiguidade, ele nos trouxe The Wedding Eve, Helter Skelter, Ore Monogatari!!, republicação de Card Captor Sakura, houve o encerramento de Orange.  De certa forma, foi um dos melhores anos para essas demografias em nosso país.   Não vejo o nosso mercado como capaz de absorver muita coisa, mesmo que material de qualidade.  É melhor termos poucos lançamentos, mas bons produtos, e termos a certeza de que eles terão espaço e não serão cancelados.  

Se pensarmos em anime, bem, nada chegou às nossas TVs, mas houve séries muito interessantes lançadas no Japão e que, mal ou bem, acabaram chegando para a gente através do trabalho dos fãs e por vias legais, também.  De qualquer forma, não vejo muito futuro para a animação japonesa nas nossas TVs.  Não por não existir material, Precure, por exemplo, tem uma série por ano e até a Júlia poderia assistir, mas não há interesse.

Falando no blog, acho que ele foi mais ativo que em 2015.  Tenho certeza que ao fazer a contabilidade das resenhas, terei muito mais coisa para listar do que em anos anteriores.  Fui mais ao cinema, voltei a assistir alguma coisa no computador, enfim, Júlia está crescendo, ou eu estou ajustando melhor meus horários. Sei lá... Em 2017, já sei que terei um número monstruoso de turmas, talvez não tenha tanto ânimo assim, vamos esperar!

Houve alguns posts sérios, sobre temas que considero relevantes. Evitei falar de golpes e coisas do gênero, porque sei que vocês já vêem isso em muito lugar, estejam do lado que estiverem.  Acredito que estamos todos/as exaustos nesta altura do campeonato.  Mas é preciso falar de feminismo, é preciso falar de violência é preciso falar de coisas boas e ruins que acontecem por aí.  O Shoujo Café é para isso, também.  Aliás, fiquei chocada de alguns alunos/as não terem percebido que sou feminista. Deve ser porque não tenho cabelos azuis e tatuagens... Ou será que devo me sentir culpada?  Fazer o quê...  

Desejos de Ano Novo?  A segunda temporada de Yuri!!! On ICE, por favor!!!!!!  E mais animes de esporte shoujo ou próximo disso, mais animes de patinação, há montes de mangá para adaptar.  Uma nova temporada de Kurage Hime, um revival de Hana Kimi com direito à anime.  Muito sucesso para os filmes de Haikara-san ga Toruh e que Riyoko Ikeda finalmente abra seu coração e permita uma animação da Rosa de Versalhes aos moldes do novo Yamato, quem sabe?  Em termos de mangá, que Ooku termine finalmente, porque a autora tinha prometido 12 volumes e eu não vejo muito motivo para ir muito além disso.


No Brasil?  Há tantos mangás para sonhar... Quem sabe finalmente alguém lança A Rosa de Versalhes em formato para livraria?  E que tal a JBC trazer os gaiden de Orange?  Isso seria ótimo!  Não consigo pensar em muito mais... Já seria ótimo só isso.

No mais, queria voltar o Shoujocast.  Sei que é difícil, praticamente impossível, mas fico pensando que programas espetaculares poderíamos fazer sobre Yuri!!! on ICE, por exemplo.  Queria, também, tomar coragem e escrever um livro de verdade.  Será que consigo?  Já me disseram para juntar textos e arrumar tudo, mas acredito que precisava fazer mais.  E falta tempo, e coragem, e organização.  Nesse último quesito, sou um fiasco mesmo.

De novo agradeço ao leitores do blog.  Alguns deles e delas já se tornaram amigos queridos.  Faço o blog por mim, como uma terapia, e faço o blog por vocês.  Obrigada, muito obrigada!  Que 2017 , o Ano do Galo, possa ser muito positivo para todos/as nós!



P.S.: Esse post quase não sai.  A minha conexão está indigente hoje.

1 pessoas comentaram:

Feliz Ano Novo, Valéria! ^^

Eu adoraria ler um livro seu sobre a história do shoujo manga. As principais autoras, temas, títulos que marcaram. O Shoujo House tinha essas informações, mas eu não li quase nada... Tê-las todas reunidas em um livro seria incrível.

Related Posts with Thumbnails