sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Marjane Satrapi vai dirigir filme sobre Madame Curie


Marjane Satrapi, muito conhecida por seus quadrinhos, como Persépolis e Bordados, vai dirigir a adaptação do livro Radioactive, de Lauren Redniss, para o cinema. O livro conta a história da cientista duas vezes vencedora do Nobel, Marie Curie (1867-1934). Radioactive: Marie & Pierre Curie: A tale of love and fallout, de 2011 foi o primeiro livro de não ficção finalista do National Book Award, prêmio literário anual norte americano.


Cientista polonesa com naturalização francesa, Marie foi também primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes, em áreas diferentes. Física em 1903 e Química em 1911. A produção abordará a trajetória da cientista a partir de sua mudança de Varsóvia para Paris, onde ela conheceu Pierre Curi, com quem teve uma longa parceria de estudos científicos. O casal desenvolveu a teoria da radioatividade e técnicas para isolar isótopos radioativos. Pioneiros, eles descobriram também dois importantes elementos químicos: polônio e o rádio. Tais feitos impulsionaram uma série de novas descobertas nos campos da ciência e da tecnologia, que culminariam, mais adiante, na criação da energia nuclear.


Segundo Satrapi, "Além do fato de ela ter ganhado duas vezes o Nobel, a Marie por si só já é uma personagem épica. Esse filme não é apenas um resumo da vida dessa mulher excepcional. Ele conta a história da radioatividade desde sua descoberta, até hoje". Fico feliz por mais um filme sobre mulheres cientistas.  O roteiro do filme será escrito pelo britânico Jack Thorne (Uma Longa Queda) e as filmagens começam no outono europeu (*primavera, aqui, no Brasil*). Ainda não há informações sobre o elenco nos sites que consultei (*Huffington Post e Globo*). Satrapi já dirigiu vários filmes: Persepolis (2007), Frango com Ameixas (2011), La Bande des Jotas (2012) e As Vozes (2014).

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails