segunda-feira, 6 de março de 2017

Mangá-ka Mutsumi Tsukumo perde a luta contra o câncer



Segundo o Comic Natalie, a mangá-ka Mutsumi Tsukumo faleceu depois de uma longa luta contra o câncer de pulmão.  Tsukumo debutou na Shoujo Friend em 1967 com o mangá Yukiko no Hoshi (幸子の星).   Seu mangá mais famoso é Ore wa Otoko da! (おれは男だ!), lançado em 1970 na revista Seventeen.  


A série tem como protagonista um rapaz, Kobayashi Kouji, que foi transferido para a o Colégio Aoba, uma instituição de grande prestígio onde seu irmão mais velho leciona.  Só que há um detalhe, o Colégio Aoba era uma escola feminina e se instala uma verdadeira guerra entre as garotas, a maioria, e os garotos, a minoria.  Kouji, então, cria um clube de Kendo e busca reforçar o "espírito" masculino dos colegas e da instituição.



Sua grande adversária é a vizinha Yoshikawa Misao, que lidera as garotas na resistência.  O apartamento da moça e o do rapaz são tão próximos que eles conversam pela janela.  Primeiro, para brigar, mais tarde, terminam por se apaixonar.  A série não teve anime, mas foi transformada em dois live actions em 1971 e 1972, outra adaptação foi feita em 1987.  Achei uma página em japonês sobre o mangá.



Jogando o nome da autora no Google, acabei descobrindo que ela é a autora da belíssima adaptação para mangá de E o Vento Levou (風と共に去りぬ/Kate to Tomo ni Sarinu).  A série foi publicada em 1978 na revista Seventeen. A autora recebeu duas vezes o prêmio de Excelência da associação de cartunistas do Japão.  Mutsumi Tsukumo tinha 65 anos.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails