quarta-feira, 19 de abril de 2017

Nova edição de Hikari to tomo Ni... lançada no Japão


Hikari to tomo ni... (光とともに・・・) é um belíssimo mangá que conta a história de uma mãe e sua relação com  seu filho autista.  Iniciada em 2000 na revista For Ms., a série apresentou o autismo para muitas pessoas.  Eu tenho os dois primeiros volumes da edição norte americana.  A autora, Keiko Tobe, faleceu deixando o mangá inacabado com 15 volumes.  Mais tarde, uma das auxiliares de Keiko Tobe, Mei Kawasaki, terminou a história com base nos rascunhos e anotações deixadas pela mestra.


Esta nova edição aprece ser uma seleção de capítulos com o nascimento/primeira infância/creche, que deve ter sido a parte do mangá coberta pelo dorama de 2004.  Os dois encadernados trazem comentários da atriz Shinohara Ryoko, que interpretou a protagonista, Azuma Schiko, na série.  Shinohara comentou, segundo o Comic Natalie, das cartas que recebia agradecendo por falar do autismo, que o dorama era didático. Desde então, os diagnósticos de autismo aumentaram no Japão.  No mangá, é terrível ver a angústia da mãe, as acusações de que ela não estava cumprindo com seu papel, que seu filho não era educado, isto é, não mostrava aquela polidez tão cara aos japoneses, que era mimado etc.  É uma obra que faria diferença se publicada da forma certa e se conseguisse chegar ao seu público.

2 pessoas comentaram:

Infelizmente não há scanlations do mangá... (mais um sinal da vida pra eu criar vergonha na cara e aprender japonês) mas há o dorama legendado. Uma pena que a minha busca por um link funcionando tenha sido um fracasso até agora. Tenho uma amiga, mãe de um jovme menino autista e gostaria de recomendar o dorama a ela caso gostasse (provavelmente eu vou adorar).

Achei Hikari to Tomo ni no mesmo site em que você achou o Nigeru wa Haji da ga Yaku ni Tatsu, o Drama Nice. Que site excelente Valéria!!!

Related Posts with Thumbnails