sexta-feira, 18 de agosto de 2017

A dura vida dos animadores japoneses em duas notícias


Volta e meia, aparecem notícias sobre o quanto são explorados (*jornadas de 11 horas, 6 dias por semana*) e mal pagos os animadores japoneses, especialmente, os iniciantes. O Goboiano trouxe duas matérias recentes, uma falando de duas ONGs que oferecem apoio e alojamento (*Sim, não dá para pagar aluguel em Tokyo*) para animadores, a Animator Dormitory e a AEYAC. Elas iniciaram uma campanha de levantamento de fundos para se sustentaram. Vaquinha, enfim. Agora, pensem na exploração do trabalho dos assalariados e nos lucros da indústria de animação japonesa como um todo. É absurdo que os animadores não recebam salários capazes de sustentá-los em Tokyo. Eles precisam contar com a caridade.

A outra notícia traz fragmentos, logo, seleções, de uma entre vista com o crítico de cinema e roteirista, Tomohiro Machiyama. Ele começa com o básico, isto é, criticando os salários de fome que os estúdios pagam aos animadores no país, especialmente, os iniciantes. Em seguida, ele prevê que os padrões da indústria irão mudar agora que a Netflix anunciou que vai produzir animes. Sim, vários sites comentaram o remake de Cavaleiros do Zodíaco, mas não é só isso, eles parecem interessados em entrar neste mercado.



Machiyama comenta que só um capítulo de uma série da Netflix tem um orçamento maior que a de um longa metragem japonês. Que isso será o início de uma guerra no Japão e poderá obrigar os estúdios do país a se adaptarem ou eles podem perder a disputa. Mas como o Goboiano aponta, isso não significa que o canal vá investir os mesmos recursos em animação.

Fora isso, eu acrescentaria que o mercado de streaming está mudando, a Diseny anunciou que vai criar seu próprio serviço e retirar seus produtos do canal. Isso inclui os filmes da Marvel e de Guerra nas Estrelas, por exemplo. É uma perda e tanto. Espero que, pelo menos, algo mude, para melhor na vida dos animadores nipônicos. Pelo menos isso...

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails