quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Character designer de Gundam desenha pôster de filme sobre japonês que lutou com Che Guevara

Abri o Comic Natalie e vi uma imagem pequenininha com um traço conhecido e a bandeira de Cuba ao fundo.  Abri e fiquei aqui tentando juntar os pedacinhos da notícia.  O El País e a Telesur me ajudaram.  Freddy Maymura era um boliviano, filho de pai japonês, que, em 1962, saiu de seu país para estudar medicina em Cuba como bolsista.  Sim, já havia essas coisas naquele momento.  Maymura, comunista desde muito jovem, decide abandonar a faculdade e seguir com Che para a sua terra natal na chamada Guerrilla de Ñancahuazú.  Che morreu nessa empreitada.  Não sei até que ponto da história o filme irá cobrir.


Ernesto é uma co-produção Cuba-Japão, estrelada pelo ator japonês  Joe Odagiri, que estudou espanhol para encarnar Maymura, e Juan Valero no papel de Che.  O diretor é Junichi Sakamoto e foi filmado em Hiroshima, Tokyo, no Japão, e Havana e Naranjal, em Cuba.  O primeiro trailer acabou de ser lançado.


Enfim, um dos posteres promocionais do filme foi desenhado por Yoshikazu Yasuhiko, character design do Gundam original, de outros animes e autor de vários mangás, dentre eles, Joan, sobre Joana D'Arc (*na verdade, é mais complexo que isso*), que é todo colorido, e uma vida de Jesus Cristo.  Não sei se Yoshikazu é admirador de Che Guevara, mas vários mangá-kas de sua geração, especialmente, os que estiveram na universidade, pelo menos flertaram com as idéias comunistas.  Riyoko Ikeda, por exemplo, é um deles.  De qualquer forma, é uma notícia bem interessante e eu fiquei com vontade de assistir ao filme.  A página oficial é esta aqui.  Está em japonês, claro.

1 pessoas comentaram:

Ele sempre teve atração por temas políticos, e já fez muitos mangás históricos (incluindo o Niji-iro no Trotsky). Não me surpreende.

Related Posts with Thumbnails