quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Depois de Kiki, agora, é Heide que retorna em propaganda


Em junho, uma propaganda da Nissin para seus Cup Noodles (*BLERGH!!!*) encantou todo mundo ao trazer a buxinha Kiki da Ghibli adolescente.  Tentaram fazer o mesmo com Heide, cuja animação de 1974 é amada no Japão até hoje, o Sora News publicou a propaganda.  Não conhece Heide de  Johanna Spyri???  Nem o anime?

Heide foi publicado em duas partes em 1881 e conta a história de uma menina órfã que sofre menos que a média das suas coleguinhas da literatura.  Sem mãe, nem pai, ela é criada por sua tia até os cinco anos, quando é levada para morar com o avô nos Alpes suíços.  O velho é mal humorado, não se dá bem com os vizinhos e tinha rompido com a família e com Deus. Ele não deseja abrigar a neta.  A menina começa a mudar a vida do velho, mesmo contra a vontade dele, além disso, faz um amigo, Pedro, o menino que pastoreia cabras, e sua avó cega.



Três anos depois, a tia retorna e leva Heide embora para Frankfurt, onde ela vai trabalhar (*sim, trabalho infantil*) como companhia de uma menina chamada Clara, que perdeu a mãe e passa seus dias adoentada e em cadeira de rodas.  As duas meninas se dão muito bem, mas a governanta Srt. Rottenmeier, submete Heide a uma dura disciplina e ela adoece.  O único consolo de Heide é aprender a ler e escrever.  Uma visita da avó de Clara faz com que Heide aprenda o valor da fé.


Muito doente, o médico recomenda ao pai da Clara que mande a menina de volta para os alpes.  Lá, ela recupera a saúde, consegue fazer com que o avô se reconcilie com a comunidade e com Deus, lê para a avó de Pedro e mesmo ensina o garoto a ler.  Clara vem visitá-la e os dias na montanha fazem maravilhas pela saúde da menina que termina por voltar a andar.  

Alps no Shoujo Heidi (アルプスの少女ハイジ), o anime, foi dirigido por Isao Takahata, de O túmulo dos Vaga-Lumes (火垂るの墓 ) e Princesa Kaguya (かぐや姫の物語), e teve 52 episódios.  Eu assisti a série criança, no SBT.  A série foi um dos primeiros animes que eu assisti na vida, era um novelão e seguiu mais ou menos o livro.  Heide foi adaptado mais de 20 vezes para o cinema e TV, live action e animação.  É um sucesso mundial.  Quanto á propaganda, trazer Heide para o Japão dos dias de hoje, transformá-la em colegial, não teve, a meu ver, o mesmo efeito da propaganda com Kiki.  Tirem a prova aí embaixo:


0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails