terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Escola japonesa decide modernizar os uniformes e meninas poderão usar calças compridas

Uniformes escolares, muita gente não sabe, começaram a ser usados no Ocidente nas universidades medievais para diferenciar os estudantes pobres, e que dependiam de ordens religiosas, como a Franciscana e a Dominicana, para garantirem seus estudos (*alojamento, alimentação é outro tipo de suporte*), dos que se mantinham com seus recursos próprios.  Sei disso por conta das minhas leituras sobre as universidades medievais, mas o verbete da Wikipedia comenta sobre isso, também. Com o tempo, a ideia do uniforme se difundiu tanto para as escolas, quanto para o meio militar e outros. 

O objetivo passou ser garantir a igualdade, tornar homogêneo um grupo que efetivamente não era. Uniformes escolares, também, passaram a ser uma garantia de status. Se você passa com o uniforme de uma escola x ou y, as pessoas podem inferir uma série de coisas. Tem concurso difícil? Então você deve ser muito inteligente, ou seus pais tem recursos para bancar sua preparação.  É rígido? Você deve ser uma criatura triste ou revoltada submetida a uma disciplina absurda. É  caro? Você é rico, ou bolsista.  Mas daremos de enrolação.


Segundo o Sora News, o Ginásio Taiyo, localizado em Kanagawa, está completando 71 anos é decidiu modificar seu uniforme tradicional.  Assim, as meninas poderão escolher usar saia, ou calças compridas no início do próximo ano letivo, em abril.  A matéria enfatiza que a escola não propõe as calças compridas como um uniforme alternativo, mas em igualdade com as saias. O que o SN cogita é que a escola está se adaptando aos novos tempos com a presença de alunos/as transgêneros e de minorias sexuais. Olha, seria assim se admitisse para os meninos a possibilidade das saias, eu diria. A meu ver, trata-se de modernização mesmo e apostaria que a maioria das meninas continuará usando as saias, seja por gosto, seja por tradição. E só reforçando, trata-se da ação de uma escola, não de uma ação conjunta das escolas japonesas.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails