quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Yoroshiku, Marlene! Mangá sobre futebol feminino dos anos 1980?

 

Estava uma discussão no grupo do Shoujo Café no Facebook sobre a existência de mangás shoujo ou josei sobre futebol feminino.  Tudo começou com uma matéria "Japão lança projeto de profissionalização do futebol feminino" que fala do projeto de profissionalização do futebol feminino no Japão.  Apesar do país já ter sido campeão de uma copa do mundo em 2011, a liga Nadeshiko, a que reúne os times de mulheres, é amadora. O tal projeto é para depois das olimpíadas.  Voltemos aos mangás.

Marlene na capa da Sho-Comi.
Mangás shoujo de esportes existem e não são poucos.  Acredito que os três esportes mais contemplados sejam vôlei, tênis e patinação.  Nem sempre o esporte é o centro da história, pode terminar sendo desculpa para o desenvolvimento de um romance, por exemplo.  Há ainda os mangás que colocam a menina na posição de "manager", a faz tudo, de um time de garotos.  Acho válido em séries shounen, Touch, de Mitsuru Adachi, por exemplo, mas considero deplorável em uma série shoujo.  

Capa do primeiro volume.
Agora, se o esporte é futebol, a gente lembra das meninas jogadoras que aparecem em animes e mangás shounen, mas não consegue lembrar de uma série shoujo centrada nesse esporte.  Nem a vitória Copa do Mundo teve impacto sobre a produção de mangás de futebol nas revistas shoujo, reação muito diferente do que ocorreu com as Olimpíadas e o vôlei.

Mais uma imagem.
No meio da discussão, alguém encontrou Yoroshiku, Marlene! (よろしく!マリーン), série da Sho-Comi com 4 volumes e iniciada em 1984.  O roteirista se chama Ken Wakasaki, mas nada achei sobre ele.  Sim, acho que é ele.  A desenhista é Fumiko Nozaki.  Ela tem um currículo, mas não se encontra muita coisa sobre ela na internet.  Achei imagens de Yoroshiku Marlene, mas nenhum resumo.  Talvez, se eu tivesse um japonês melhor (*ou algum japonês*), conseguiria.

Palmeiras escrito na jaqueta.
No Bakaupdates, há algumas informações bem vagas: protagonista mestiça, aluna transferida.  Marlene é loura de olhos verdes, sim, mas isso pode dizer coisa alguma.  No volume #1, ela usa uma jaqueta com a palavra "Palmeiras" escrita nas costas.  Marlene é um nome comum para meninas no Brasil nos anos 1970 e 1980.  Hoje, caiu em desuso.  Seria Marlene uma brasileira?  Curiosamente, se fosse, seria o reforçar do estereótipo.  Brasileiros entendem de futebol, de samba, não é mesmo?  Enfim, nos anos 1980, seria melhor se Marlene fosse uma americana... mas deixa pra lá.  Vou continuar buscando informações sobre essa série.  Se alguém encontrar alguma coisa... 

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails