domingo, 5 de maio de 2019

O homem ideal impossível, segundo uma revista feminina japonesa


O Sora News comentou uma postagem do Twitter que gerou muito fuzuê entre os japoneses.  Alguém postou uma foto de uma página de uma revista feminina com o desenho de um rapaz e 42 itens fundamentais ao homem ideal.  Bem, não há o nome da revista, nem como esses itens foram listados,  imagino que houvesse um formulário prévio, no mínimo, mas decidi traduzir, porque, bem, é um troço muito doido.  Vamos lá:

O scan da revista.
1. Tem cabelo preto
2. penteado curto
3. Pele clara e traços faciais achatados (*flat facial features? Achei estranho isso aqui.  Alguém pode me ajudar com uma tradução melhor?*)
4. Pelo menos 1,75 de altura
5. Magro, mas musculoso (*imagino que com corpo definido, seria melhor*)
6. Que costuma usar casaco com capuz (*!!!!*)

Isso é atraente?  Para as japonesas, sim.
7. Que se veste casualmente
8. Prefere roupa azul marinho ou branca
9. Parecido com o ator/modelo Kentaro Sakaguchi
10. Nascido e criado em Tóquio

Kentaro Sakaguchi.
11. Passa muito tempo no bairro de Harajuku
12. Faz aniversário em agosto
13. Tem sangue tipo O
14. É o filho mais velho da família
15. Formado da faculdade (ou atualmente na faculdade)
16. Membro de um clube de atletismo e, não, de um clube de arte
17. É estudante
18. Tem um monte de amigos
19. Teve pelo menos três namoradas anteriores
20. Tem muito dinheiro guardado na sua conta bancária
21. Atualmente trabalha em meio período em um café

Funcionários do Muscle Cafe Tokyo.
Difícil entender como alguém pode ser estudante e ter muito dinheiro guardado em sua conta.  Deveriam ter colocado como uma exigência "ser herdeiro de uma grande fortuna".  Ou como ter muito dinheiro e trabalhar em meio período em um café?!  Há as exigências absurdas, como ser nascido em agosto, em Tokyo, ou ter sangue O, mas o ter  tido três namoradas anteriores deve excluir boa parte dos solteiros do Japão.  😆

22. Ser atencioso e gentil
23. Diz "obrigado" com frequência
24. Quer se casar um dia
25. Gasta seu dinheiro com responsabilidade
26. Limita suas compras de roupas por mês em 10 mil ienes (US $ 90)
27. Costuma enrolar as mangas de suas camisas de mangas compridas
28. Está sempre sorrindo
29. Lhe dá acessórios como presente de aniversário
30. Manda mensagens, e-mails ou liga para você regularmente

Boa comunicação é importante.
31. Quando você está se sentindo mal, pergunta "Você está bem?"
32. É membro do time de futebol
33. Seu hobby é assistir esportes
34. É atlético
35. Gosta de comer carne e pratos com carne

Ser carnívoro significa ter apetite sexual.
Há a ideia na cultura japonesa de que o gosto por carne está associado ao apetite sexual, acho que poderiam substituir o número 35 por gosta de fazer sexo, porque é isso que quer dizer.  Já li mangás que deixaram claro que não é de bom tom que uma mulher coma muita carne, ou diga que gosta de carne, em público.  Homens que não se interessam por mulheres, ou sexo, são chamados de herbívoros no Japão.

36. Adora Coca-Cola (????)
37. Se interessa por besouros

A dos besouros, não entendi.
Não entendi a história dos besouros, não entendi mesmo... De repente, tem outro significado cultural que eu desconheço.  Só encontrei que alguns japoneses tem besouros de estimação.  Se alguém souber de alguma coisa.

38. Assiste ao show de variedades Shabekuri 007 todos os dias

Parece um programa muito famoso.
Esse programa estreou em 2008, é um show de variedades com plateia/auditório, e parece ser bem popular.  Tem vídeos dele legendados em inglês no Youtube.

39. Não fuma
40. É capaz de beber muito álcool
41. Não usa perfume
42. É bom cozinhando omeletes de arroz

Pode beber á vontade.
Não pode fumar, mas quer um sujeito capaz de beber muito.  Como não comentam nada, imagino que beber sem se embriagar.  Doideira, enfim.  Imagino que a história do perfume é para ter cheiro de macho.  Nada sobre leitura, nada sobre arte.  Nada.  Achei essa lista bem louca, mas fiquei realmente curiosa com o como essa lista foi montada, muito mesmo.

3 pessoas comentaram:

hahaha! É uma mistura de bizarrices com algumas coisas mais ou menos sensatas.

Quando morei no Japão, ouvi falar que os japoneses não gostam de cheiros muito fortes, como o de perfume... O ideal é estar limpo (banho tomado) e sem cheiro algum (suponho que de sabonete ok).

Parece que elas estão dizendo: fofo, porém másculo. Gentil com as mulheres, mas sem nenhum hobbie de "mulherzinha" (arte parece ser muito sensível para um cara desejável). Estar na moda parece ser muito importante também, seja nas roupas, nos lugares que frequenta e no que passa fazendo em seu tempo livre. A juventude também parece ser uma obsessão. Ele precisa ser culto, mas se importar mais com cultura pop. E ser rico e estiloso. Enfim, um príncipe de mangá. Para mim, parece claro que aquilo que as mídias vendem inculca na cabeça dessas moças e elas não refletem se faz sentido ou se é útil. Aquela coisa machista de ensinar sutilmente uma mulher o que ela deve gostar, e não o que lhe faria bem/seria útil. Sobre os cheiros, também vi vários youtubers brasileiros dizendo que os japoneses no geral não gostam de cheiro forte de perfume. Eles nem podem usar na escola - por isso aquelas cenas de mangá dos meninos pirando no cheiro do shampoo das garotas.

Related Posts with Thumbnails