quinta-feira, 20 de junho de 2019

Recomendação de Vídeo: Canal Meteoro faz vídeo sobre Karekano


O Meteoro é um dos melhores canais do Youtube em língua portuguesa e foi uma surpresa ver que eles estavam falando de Karekano, ou Karashi Kanojo no Jijou (彼氏彼女の事情).  O objetivo do vídeo é discutir um conceito da psicologia, a metapercepção.   "Metapercepção é como uma pessoa vê as visões de outras pessoas sobre elas. É essencialmente como um indivíduo percebe as percepções dos outros sobre si mesmo. Metapercepções são como nos sentimos sobre como os outros se sentem em relação a nós." (*Fonte*)  Normalmente, a metapercepção está errada, ou é muito imprecisa.  Enfim, o vídeo do Meteoro está aí embaixo:


Se você assistiu ao vídeo e conhece Karekano, deve ter percebido alguns problemas.  Eu deixei um comentário ao vídeo pontuando três coisas:


"1. Vocês comentaram Karekano, o anime.  Só que esta série não foi criada originalmente por Hideaki Anno, mas por Masami Tsuda, uma mulher.  Karekano veio de um mangá, não é um original de Anno, ainda que ele tenha feito a sua leitura do mangá.  Representatividade importa e omitir esse detalhe, que, aliás, muita gente que só conhece o anime nem tem noção, é grave.


2. Miyazawa se sente pressionada a ser perfeita, a ser a melhor por ser pobre.  Ela quer ser rica, ela não quer passar os apertos que a família passa.  Um desempenho acadêmico perfeito poderia levá-la para uma universidade de grande qualidade com uma bolsa.  Sem isso, ela não poderia sequer sonhar.  Obviamente, ela não precisaria se esforçar tanto, ou fingir tanto.


3. Arima tem esse problema todo com a família mais extensa, no entanto, ela é amado pelos pais adotivos, que são seus tios.  Eles não o humilham, não o culpam, não o cobram.  Daí, o que pressiona Arima é a necessidade de compensá-los por tudo que fizeram e fazem por ele.  Esse aspecto é fundamental, muito mais do que a rejeição dos parentes que tem pouco impacto na série."


O vídeo é muito bom, como tudo que o Meteoro produz, mas nada é perfeito.  A parte de apagar a autoria original, que nem precisava estar em grande evidência, afinal, o vídeo fala do anime, doeu.  Hideaki Anno não criou Karekano, ele criou o anime e queimou a grana toda antes do tempo a ponto de acontecer o que aconteceu nos capítulos finais.  Já o mangá, bem, qualquer um que acompanhe o Shoujo Café sabe que a partir do volume #13, eu defendo que pouco se salva.  Mas Karekano é obra de Masami Tsuda e quase nada foi inventado para o anime.

GOSTOU?

5 pessoas comentaram:

O que você achou desses detalhes omitidos pelo Meteoro? Qual sua opinião?

Olha, acredito que no post já está o que eu acho. Acredito que faltou atenção a certos detalhes. E, talvez, eles não saibam do mangá.

As vezes tenho medo de ler algo tendencioso e não identificar. Por exemplo, já que eles sempre fazem pesquisa antes de postarem um vídeo, porquê não falaram sobre o mangá e a diferença do anime? Enfim, depois de começar a ouvir o podcast do Luciano Pires aprendi a aproveitar o que é bom num discurso e descartar o que não me serve no mesmo discurso. Continuo gostando do canal Meteoro (um dos poucos que gosto). E gosto dos assuntos que você aborda aqui no blog, seja falando de animes e mangás ou de outros temas.

Bem, o vídeo era sobre o tal conceito de metapercepção, não era sobre o anime, ou sobre o mangá, só por isso, eu relevo certas questões. Agora, eles são fãs do Hideaki Anno, isso está evidente no vídeo. Sendo assim, desconfio até se eles tomaram conhecimento do mangá. Enfim, acho que é isso.

Seria interessante se, no final desse post você colocasse links de outras vezes que KareKano já foi comentado aqui no blog.
Fiquei curiosa pra ler mais sobre o que vc acha do anime/mangá ;)

Related Posts with Thumbnails