quinta-feira, 18 de julho de 2019

As eleições estão chegando no Japão e as coisas estão animadas


Dia 21 de julho haverá eleições no Japão e o Sora News trouxe duas matérias sobre o pleito que virá.  São 100 cadeiras em disputa no Parlamento, chamada por lá de Dieta, e o Sora News diz que essas vagas são especificamente para o que seria o nosso correspondente ao Senado.  Eu acreditava que o sistema japonês não era bicameral, mas há nuances dentro do parlamento deles.


View this post on Instagram

A post shared by kazuki takahashi (@studio_dice) on

A primeira notícia tem a ver com a manifestação política de Kazuki Takahashi, criador do mangá de Yu-Gi-Oh! no Instagram.  O mangá-ka postou uma ilustração das suas personagens no dia 16 manifestando protesto contra o governo dominado pelo partido Partido Liberal Democrata.  Ele postou uma mensagem que dizia “O atual governo está realmente traindo o país e estou preocupado com o futuro do Japão! É terrível!  Atem: "Todos os duelistas! Agora é a hora de estar pronto para votar pela justiça! '”  Nos balões temos Yugi dizendo "Vamos votar!" O balão de fala da Dark Magician Girl tem seu lamento "O Japão ... realmente se tornou um lugar difícil de se viver ...", enquanto Dark Magician declara que "o futuro dos políticos despóticos é a Dimensão das Trevas!".  Como a reação não foi boa, ele se desculpou.

Shinzo Abe.
Já o Shinzo Abe, o primeiro ministro, partiu para a campanha pelos candidatos de seu partido e cometeu um deslize,alguns dizem, ou demonstrou seu machismo, segundo outros.  Apelando para o eleitorado, ele disse "Eu quero que você vote, e eu quero que seus amigos, parentes, amantes e até mesmo suas antigos amantes, se você puder encontrá-los, votem, também." Esquisito, mas na cidade de Kashiwazaki, Abe passou a se dirigir ao eleitorado masculino: "Pais, peço-lhes para convidar suas amantes para irem às urnas e votar por nós."  Será que ele queria usar amante mesmo?  

As pessoas assistem a uma Baleia-bicuda-de-baird sendo
arrastada para ser desmembrada no porto de Wada, em
Minamiboso, na província de Chiba, na quinta-feira.
O SN explicou que ele usou a palavra "koibito" (恋人) e que o termo não é usado para uma esposa, mas para uma namorada, ou amante mesmo.  Vieram as críticas e em outro comício, ele teria dito a mesma frase e “Mães, encontrem seus velhos amantes [e convide-os para votar]”.  Enfim, ficou ruim do mesmo jeito.  O SN comenta que a ideia que ficou é que mulheres, ao se casar, deixam de ter namorados, ou casos românticos, já os homens, bem... De qualquer forma, o que Abe fez foi naturalizar uma dupla moral sexual no seu discurso.  Espero que os japoneses votem mesmo e retirem alguns desses velhos poeirentos do poder.  De resto, estou realmente furiosa, porque o Japão voltou à caça comercial de baleias e estão celebrando o fato.  Não há justificativa para isso.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails