Hoje, 10 de dezembro, é dia dos Direitos Humanos, fechamento dos 16 dias de combate à violência contra as mulheres. A data é uma homenagem à aprovação pela assembleia da ONU, neste mesmo dia em 1948, da Declaração dos Direitos Humanos. Na época, o mundo queria criar travas de segurança para que ideologias genocidas como o nazismo nunca mais causassem uma tragédia como fora a 2ª Guerra. Hoje, já distantes do conflito, temos que conviver com o revisionismo histórico e a indiferença em relação aos nossos semelhantes. Queria ter feito um post por dia sobre o tema, mas não consegui e, bem, é muito desgastante ficar relatando violências e mais violências. Pois bem, a ONU fez uma postagem destacando o papel dos jovens na luta pelo planeta, já que o tema deste ano é “Juventude em Defesa dos Direitos Humanos”.
Por qual motivo usei "pirralha"? Porque a jovem ativista Greta Thunberg, de quem nunca falei no blog, se pronunciou sobre o assassinato de lideranças indígenas no Brasil. Aliás, já temos um recorde este ano. O desdobramento foi uma fala de nosso presidente chamando a menina de pirralha. Thunberg colocou "pirralha" no seu perfil do Twitter e os jornais internacionais repercutiram a fala do supremo mandatário do país.
Indigenous people are literally being murdered for trying to protect the forrest from illegal deforestation. Over and over again. It is shameful that the world remains silent about this. https://t.co/u1eLE8t0K4— Greta Thunberg (@GretaThunberg) December 8, 2019
Enfim, o que eu posso dizer? A nova geração de ativistas é composta por uma grande quantidade de meninas muito corajosas e cheias de esperança. Que o mundo possa ter mais pirralhas como Greta Thunberg, Malala, Ahed Tamimi, Ana Júlia Ribeiro, Anna Luisa Beserra, Mahira Miyanji, que elas possam tentar tornar esse mundo um lugar melhor, apesar da indiferença e do ódio que muitos homens lhes dedicam.
1 pessoas comentaram:
O presidente do país batendo boca no twitter com uma "pirralha". E tomando uma sova, diga-se de passagem. Que vergonha!
Postar um comentário