Iris Apfel é um ícone da moda de 96 anos e foi homenageada pela Mattel tornando-se a pessoa mais velha a ser transformada em uma boneca ao estilo Barbie. Não quero entrar em discussões sobre privilégio, ou sobre futilidade, consumismo, nem nada, só achei a homenagem muito fofa. Eu realmente acredito que a linha Barbie, que existe, claro, para fazer dinheiro, presta mais serviços do que desserviços às meninas e quem mais quiser consumir suas bonecas.
A Apfel com a boneca mais conhecida do mundo. |
Aliás, não comentei, porque não posso falar sobre tudo que a Mattel lança de Barbie, ou ficaria somente nisso, mas no mês de fevereiro, "Black History Month" (Mês da História Negra) nos EUA, a empresa colocou no mercado uma coleção somente com bonecas negras.
Essa foto só mostra parte da coleção. |
Antes que alguém fale bobagem como "Ah, por que antes não tinha nenhuma!" ou "Antes eram raras as bonecas!", pergunte-se quanto tempo faz que você não entra em uma loja de brinquedos e tenha a decência de entrar em uma delas e ir até as prateleiras das Barbies. E, claro, nem tudo chega ao Brasil.
Júlia disse que a Elsa está com cara de psicopata. |
Já que o assunto é boneca e para não perder a viagem, a Hasbro, que eu acho que não tem metade da competência da Mattel para fazer bonecas das princesas da Disney, me surpreendeu. Lançaram uma coleção com o visual das princesas em Detona Ralph 2 e eu estou me coçando para não comprar a Tiana, porque a Valéria criança que habita dentro de mim choraria se ganhasse aquela boneca quando tinha uns sete, oito anos. Aqui, perto de casa só chegaram a Rapunzel, a Bella e a Tiana, mas a foto de todas elas está aí em cima, baasta clicar para ampliar.
2 pessoas comentaram:
Valéria, essa coleção de bonecas negras que aparece aí faz parte da coleção Fashionistas da Barbie, que já existe há alguns anos. Tem bonecas de todas as cores, cabelos e alturas. Brancas, latinas, asiáticas, negras, cabelos liso, crespo, colorido, careca, frisado, dreads... Enfim, a coisa mais linda! Minha irmã e eu somos adultas e sempre que podemos compramos pra colecionar. Parece bobagem para alguns, mas nunca tive uma Barbie parecida comigo quando era criança. Então compro mesmo :) Recentemente adquirimos uma com prótese na perna, muito linda. Também tem Barbies de cadeira de rodas, com um corpo mais natural (curvy), baixinhas e mais altas que o Ken. Os figurinos também são mais modernos e reais (de todas as cores, looks androgenos, sapato baixo, etc). E podem ser encontradas em todo o país. Como você disse, como quesito de representação e diversão, acho que a proposta da Mattel tem feito mais bem pelas meninas do que mal.
Eu conheço a coleção fashinistas, eu frequento loja de brinquedos desde antes do nascimento de Júlia. A coleção de bonecas negras do post é nova, foi lançada em fevereiro como comemoração. Dê uma olhada.
Postar um comentário