terça-feira, 2 de junho de 2020

As fãs do Takarazuka devem ser as mais legais do mundo, segundo o Twitter Japonês


Estava com essa matéria do Sora News aberta faz um tempão, mas, como fã do Takarazuka à distância, acredito que valha a pena traduzir e comentar alguma coisa.  Para quem não sabe, o Takarazuka é um teatro musical feminino fundado no Japão em 1913.  No Takarazuka, todos os papéis são feitos por mulheres, as otokoyaku fazem as personagens masculinas, ou fortes, como no caso de Osca, da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), e as musumeyaku fazem os papéis femininos.  O Takarazuka adapta muitos shoujo mangá e A Rosa de Versalhes salvou o teatro, que vinha em decadência, quando a primeira peça baseada no mangá de Ikeda estreou em 1974.  A matéria traduz alguns Tweets de um perfil chamado @veilchenblau, que é restrito.  Então, confio no SN.  Seguem os comentários sobre o que é ser fã do Takarazuka:

"Os fãs de outros grupos de teatro não-musicais gostam de tentar  intimidar a nós, os fãs de Takarazuka, dizendo: 'Os fãs de Takarazuka não podem se dar ao luxo de assistir aos nossos shows!' Mas o que eu quero dizer a eles é que nossa força está no fato de que é uma sociedade, não apenas um grupo. Nem sempre estamos brigando com pacotes de dinheiro. Não lutamos pelos melhores assentos, mas deixamos outros fãs ocupá-los conforme necessário. ""

Once Upon a Time in America.
“Perguntei a minha mãe, que é uma fã fiel do Takarazuka, onde ficam os melhores lugares em um teatro Takurazuka. Ela disse: "Os espectadores regulares não se sentam nos melhores lugares. Abrimos mão deles deles para os novatos ou para os turistas. Nós, os regulares, preenchemos as lacunas e cantos e apoiamos as atrizes de lá, não importa em qual dia seja o espetáculo. ”

""A primeira vez que fui ver o Takarazuka, minha colega de trabalho, que comprou os ingressos, me disse: 'Nós fãs não ligamos para onde sentamos. Queremos que as pessoas que vêem pela primeira vez tenham os melhores assentos. Foi quando vi as portas elegantes da minha nova obsessão se abrindo. ”

Rosa de Versalhes.
“Quando me mudei para Osaka, decidi que queria ver Takarazuka pelo menos uma vez, então fui à bilheteria levando meu bebê comigo. Naquele dia, eu não consegui ingressos, então estava prestes a sair quando uma moça simpática me deu a passagem e disse: 'Use esta entrada! Atualmente, é especialmente difícil criar filhos, então eu quero que você assista ao show. 'O espetáculo foi incrível, como entrar em um mundo especial. Serei sempre grata a essa mulher desconhecida. "

“Quando fiz uma viagem com a minha empresa, embora o teatro estivesse lotado, conseguimos alguns lugares realmente bons. Talvez seja por isso!"

Haikara-san ga Tōru (はいからさんが通る).
Precisava traduzir esses depoimentos, porque, sim, o Teatro Takarazuka parece ter um fandom muito peculiar e esses detalhes são bem legais de dividir.  É possível ser fã de alguma coisa e ser gentil com os outros, enfim.  Acho que é um post bobo, mas que queria fazê-lo.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails