quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Wafrica: A coisa mais bonita que eu vi hoje


Eu não conhecia o  designer camaronês Serge Mouangue, residente no Japão, ele produz arte que busca unir o oeste da África e o Japão.  E, bem, os quimonos que ele fez com a grife Kururi ficaram lidos, lindos, lindos.


Com estampas de cera africanas da Nigéria e do Senegal, a coleção é a primeira da série ‘Wafrica’. Serge é um designer de carros-conceito da Nissan com sede em Tóquio e uniu forças com Kururi, um fabricante de quimonos de Tóquio para criar 18 peças.  Em uma entrevista dele que eu encontrei, o artista fala de como foi importante para ele morar no Japão e poder fazer as pontes possíveis entre o continente africano e o Japão.  Sobre a questão, ele disse:


"Enquanto morava no Japão, vi algumas semelhanças fortes entre a África e o Japão. Os povos africanos e japoneses podem parecer diferentes, mas cada país abraça o mundo espiritual do animismo e cada um é altamente codificado e hierárquico. O relacionamento que temos com os mais velhos também é o mesmo. Nessas semelhanças, vi uma história que poderia resultar em uma nova estética ao reunir dois fortes ícones culturais - tecidos de cera da África Ocidental e o quimono japonês - e que permitiria ao público explorar o significado da identidade."


“Busco e observo a complexidade de diferentes valores e identidades culturais em busca de fios para tecer um tecido que é uma mistura dessas diferenças.”  As imagens resultantes são absolutamente impressionantes e eu espero que ele produza ainda mais.

Eu recomendo a leitura de toda a entrevista, porque ela é muito rica.  Mouangue é um ferrenho defensor dos direitos autorais e ele fala bastante disso, mas destaco o seguinte: "Os criadores existem porque trazem trabalhos únicos para o mercado. Eles têm que proteger essa singularidade. Se alguém copia seu trabalho, não pode ganhar a vida com isso e não pode sobreviver como criador. Portanto, os direitos de IP são mais do que importantes."   Sim, é preciso valorizar o seu trabalho e o que ele faz é lindo. Se você clicar nos links, vai poder ver mais imagens da coleção de quimonos.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails