sábado, 19 de dezembro de 2020

Air Girl: Dorama aborda a história da primeira comissária japonesa


Tropecei em informações sobre Air Girl (エアガール) novo dorama da TV Asahi, que estreia na primavera de 2021, no Twitter e acho que vale a pena comentar sobre ele.  A série é baseada em no livro Nihon Koku Ikkisei de Yoshie Nakamaru e conta a história real de Komari Sano (Suzu Hirose), a comissária e da primeira companhia aérea comercial japonesa.  O resumo do dorama é o seguinte:

Os pais de Komari Sano administravam uma pequena fábrica de peças para aeronaves em Tokyo. Com a influência dos pais, Komari sonhava em se tornar piloto. Durante a Segunda Guerra Mundial, seu irmão mais velho morreu como kamikaze e seus pais morreram durante um bombardeio de Tóquio. Komari ficou órfã e morou com uma tia, que administrava um ryotei (restaurante tradicional).  Após a guerra, todas as atividades aéreas foram inicialmente proibidas no Japão. Depois de longas negociações com o Comandante Supremo das Potências Aliadas, Sizuo Matsuki (Sakaguchi Kentaro), que é o chefe de segurança do Escritório de Aviação Civil, finalmente lançou a aviação civil japonesa. O ano era 1951 e Komari Sano se candidata ao cargo de comissária de bordo.

A série é inspirada em acontecimentos históricos e deve ser interessante.  Fora isso, é importante ressaltar que a ocupação de comissária de voo era uma das poucas profissões qualificadas acessíveis às jovens mulheres para além da de professora, enfermeira, por exemplo.  E o primeiro shoujo mangá a focar em uma heroína que sonhava em ter uma carreira foi Attention Please (アテンション・プリーズ) de 1970.  Essa série foi tão importante que teve dorama em 1970/71 e um remake, ou nova versão, em 2006.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails