segunda-feira, 1 de março de 2021

Número de nascimentos no Japão bate recorde negativo, enquanto número de suicídios de mulheres aumenta

O jornal Mainichi trouxe uma matéria falando sobre a queda do número de nascimentos no Japão em 2020.  O número combinado de bebês nascidos no Japão e de japoneses que vivem no exterior foi de 872.683 em 2020, queda de 25.917 em relação ao ano anterior e marcando o nível mais baixo registrado, de acordo com dados do ministério da saúde divulgados segunda-feira passada.  

Já o número de mortes caiu de 9.373 para 1.384.544, o primeiro declínio em 11 anos, disse o ministério em um relatório preliminar que também incluiu dados de estrangeiros vivendo no Japão.  É interessante que em um ano de pandemia, a mortalidade tenha sido reduzida, talvez, as pessoas tenham se exposto menos, se cuidado mais.  No entanto, segundo os últimos dados e citando o UOL, "Em 2020, as taxas de suicídio no Japão aumentaram pela primeira vez em 11 anos. O mais surpreendente é que, enquanto os suicídios masculinos caíram ligeiramente, as taxas entre as mulheres subiram quase 15%. Só em outubro, a taxa de suicídio feminino do país aumentou mais de 70%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior." Segundo Jun Tachibana, fundadora Project Bond, o covid-19 parece estar levando aqueles já vulneráveis ao limite. Historicamente, no Japão, mulheres se matam menos que os homens, alguma coisa está acontecendo, com certeza.

Ainda no Mainichi, um total de 537.583 casamentos foram registrados, queda de 78.069, ou 12,7 por cento, a maior margem de declínio desde 1950.  O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar disse que a pandemia do coronavírus pode ter afetado as tendências demográficas, mas ainda não foi feita uma determinação concreta.  O efeito total da pandemia sobre a taxa de natalidade do país não será conhecido até 2021.  O Japão há muito enfrenta taxas de natalidade em declínio. Em 2019, o número de nascimentos no país caiu para menos de 900.000 pela primeira vez.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails