quinta-feira, 8 de abril de 2021

Anunciados os concorrentes ao 45º Kodansha Manga Award

Foi anunciado ontem os indicados ao 45º Kodansha Manga Awards.  O prêmio tem três categorias, shounen, shoujo e geral.  Normalmente, nesta categoria geral são colocados os mangás seinen, enquanto os mangás josei terminam caindo em shoujo.  Muito bem, este ano não foi tão diferente assim, mas temos um josei na categoria geral.

Esta série é Yuria-sensei no Akai Ito  (ゆりあ先生の赤い糸), de Kiwa Irie, publicada na revista Be Love, e que eu nunca tinha parado para investigar, mas fico imaginando quando vai virar filme, ou dorama.  Resumo do início da série "Yuria, de 50 anos, tem uma vida tranquila dando aulas de bordado em sua casa, onde mora com o marido escritor e a mãe dele. Então, um dia, seu mundo vira de cabeça para baixo quando o marido sofre uma hemorragia subaracnóide e, ao chegar ao hospital, Yuria se encontra com um jovem choroso que anuncia ser amante de seu marido.".  É.  Tem scanlations do início do mangá, mas acredito que não será o vencedor da categoria, eu apostaria em Ase to Sekken (あせとせっけん) de Kintetsu Yamada, que terminou recentemente.  Já na categoria shoujo temos os seguintes candidatos:  

Kurosaki-kun no Iinari ni nante naranai (黒崎くんの言いなりになんてならない) de Makino. Yuu está decidida a mudar de vida ao entrar no colegial.  Lá, ela se apaixona ao memso tempo por dois sujeitos com características totalmente diferentes, um é chamado de príncipe branco e o outro de demônio negro.  É uma das séries de maior sucesso da Betsufure.  

Hananoi-kun to Koi no Yamai  (花野井くんと恋の病) de Megumi Morino.  Hotaru é uma estudante do primeiro ano do ensino médio de 16 anos que sempre foi ambivalente sobre o amor, preferindo ter uma vida animada com sua família e amigos. Então, quando ela vê seu colega de escola, Hananoi-kun, sentado na neve depois de um rompimento público bagunçado, ela não pensa em oferecer para compartilhar seu guarda-chuva. Mas quando ele a convida para sair no meio da sala de aula no dia seguinte, ela não consegue deixar de sentir que sua vida está prestes a mudar muito ...  Foi indicado no ano passado e é, na minha opinião, um dos candidatos mais fortes deste ano, mas acho que não será o vencedor.  O mangá é publicado na revista Dessert.


Honey Lemon Soda (ハニーレモンソーダ) de Mayu Murata.  Ishimori Uka, de quinze anos, é uma garota muito tímida que não suporta estar na frente de alguém. Um dia ela conhece um menino na rua que é tão refrescante quanto refrigerante de limão. Ele a ajudou quando ela sofreu bullying e aquele menino a fez querer mudar para que ela pudesse se expressar adequadamente.  Série da revista Ribon, com filme no cinema.  Forte candidato, eu diria, mas não deve ser o vencedor.

Yubisaki to Renren (ゆびさきと恋々) de Suu Morishita.  Yuki é uma estudante universitária surda surda e Itsumoi é um rapaz que fala três idiomas e tem experiência internacional.  Eles se tornam amigos e ele aprende a língua e sinais, obviemente, a relação entre os dois acaba tomando outro rumo no processo.  É um dos shoujo mangá mais elogiados no momento e deve ser o vencedor, a não ser que decidam dar para uma série com um maior número de volumes.  Yubisaki to Renren sai na drevista Dessert.  

O resultado da premiação sairá em 13 de maio.  Entre 2003 e 2014, o Kodansha Manga Award tinha a categoria infantil (kodomo), mas ela acabou e foi integrada à shoujo e shounen.  O último vencedor da categoria foi Yo-kai Watch (妖怪ウォッチ) de Noriyuki Konishi. Considero uma perda, porque normalmente os indicados, especialmente em shoujo, são mangás para um público mais velho, ou até mesmo séries josei.  A categoria infantil dava visibilidade aos materiais para um público mais jovem e oportunidade para indicações vindas de revistas para crianças mesmo.  Usei como referência o Pro Shoujo Spain e o ANN (*onde vocês poderão ver os indicados na categoria shounen e geral*).

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails