sábado, 5 de junho de 2021

Comunicado sobre mais um Bloqueio de Links do Shoujo Café no Facebook e Instagram

Pessoal, só tentando explicar (*e entender*) o novo nível de bloqueio sofrido pelo Shoujo Café, ontem, no Facebook e no Instagram. Faz mais ou menos uns cinco meses que o Facebook bloqueou todos os links diretos do meu site e os bit.ly, por isso, eu precisava partir o link para que não houvesse a detecção. A acusação era de SPAM. Ocorrido esse bloqueio, todas as minhas postagens de anos e anos com links do Shoujo Café foram bloqueadas. Até as regras do grupo do Facebook ficaram inacessíveis, porque traziam o link para o site.  Com isso, até as discussões, quando existiam, foram apagadas.  A perda é muito grande.

Na época, alguém disse que deveriam ter feito denúncias em massa contra o blog. É possível. Daí, você pode se perguntar, mas o Shoujo Café é sobre cultura pop voltada para o público feminino, por qual motivo fariam isso? Sim é, mas é um site feminista, e sem querer super dimensionar a importância deste site, só por causa disso, ele já poderia ser atacado. Além disso, volta e meia eu escrevo posts com conteúdo político, na medida que eu me posiciono em relação a questões relacionadas às mulheres. Por exemplo, os dois posts mais visitados no momento, descontando o que está no topo da lista, são o sobre o assediador brasileiro no Egito e o da escola católica que publicou texto que poderia plantar culpa na cabeça das meninas e mulheres que sofressem alguma agressão sexual. Desconfio mesmo que este último post, tenha sido a razão do ataque. Saber, nunca saberei, e nem vou ficar me angustiando por causa disso.

Na época do primeiro bloqueio, escrevi para o Facebook umas quatro vezes, sei de amigos e amigas que fizeram o mesmo. O Facebook não revisou a decisão, sequer me respondeu. Isso, claro, pode impactar o alcance das minhas postagens. Principalmente, no Facebook, chega gente o tempo inteiro na página e no grupo do Shoujo Café que não sabe nem que o blog existe. Um amigo, que mora nos EUA, sugeriu que eu cria-se uma link.tree e que isso daria o link para quem está do telefone, por exemplo, acessar. Ontem, bloquearam também o link.tree. Para regularizar o Instagram, preciso criar outro, ou retirá-lo. (*Acabei de fazer isso.  Não funcionou.*)

Vou preencher outra reclamação junto ao Facebook? Realmente, estou cansada. O blog vai parar? Não. Ele existe antes do Facebook e do Instagram, completou dezesseis anos em 2021, então, enquanto me sentir estimulada a escrever e produzir, enquanto me for permitido escrever, ou fazer vídeos, ele seguirá. Houve impacto nas visitações do blog? Sim, a queda não é nada “Ai, meu Deus!”, mas houve, sim. O objetivo de quem denunciou foi parcialmente atingido, portanto. Ambos os posts de ontem, seriam repassados nos grupos de Jane Austen, agora, não tenho como fazer isso, nem no Instagram.

Para quem se espanta com perseguições, olha, houve época em que só de falar sobre shoujo e, pior ainda, sob uma perspectiva feminista, você poderia despertar o ódio nas listas de discussão (*sou desse tempo*) e nos fóruns.  Quando eu escrevia para a Neo Tokyo, houve um sujeito que me acusou de fazer apologia à pedofilia por ter falado de BL e que deveriam me denunciar no meu trabalho. Sou professora, acredito que vocês saibam. Engraçado, é que me acusam de defender a censura aos animes e mangás, também, já fizeram isso mais de uma vez. Procure lá uma antiga série no Shoujo café chamada “Murinho da Vergonha”. Tenho um stalker, que estou quase certa de estar metido nisso, que me persegue desde a época em que eu escrevia na Neo Tokyo, quase a idade deste blog. Assim, é de uma fidelidade admirável. Então, o momento político atual talvez somente agrave questões que são antigas. Já coloquei gente para fora do grupo do Facebook por coisas relacionadas aos nossos dias atuais (*delírios sobres comunismo, fakenews, misoginia, homofobia etc.*), a fanpage não tem nota máxima por causa de um sujeito que me acusou de fazer apologia ao comunismo quando fiz uma postagem dizendo que os chineses planejavam lançar uma série animada inspirada em anime sobre a vida de Marx. Então, é o momento em que vivemos.

Vamos ver qual estratégia precisarei criar para continuar repassando as postagens, mas, é isso, tenho mais o que fazer, muito mais, aliás, do que ficar dando murro em ponta de faca. Se alguém souber como ajudar, se não for ficar mandando mensagens explicativas ao Facebook, eu agradeço. Mais dia, menos dia, conseguem bloquear este grupo e a Fanpage. Nem sei como não o fizeram ainda.

1 pessoas comentaram:

Valéria, enquanto você se sentir encorajada, escreva, escreva mesmo! Tem todo o meu apoio!
É de cair o c* da bunda esse mar de falsos moralistas que não tem absolutamente NADA pra fazer. Estamos vivendo um backlash BIZARRO.

Sobre os links, dê uma pesquisada no Google sobre como recuperá-los, eu não vou colocar aqui porque posso tá postando besteira.

FORÇA!

Related Posts with Thumbnails