sábado, 21 de agosto de 2021

Comentando o episódio #7 de Kageki Shoujo!!: Conhecendo um pouco mais do passado de Sarasa

Só consegui assistir o episódio #7 de Kageki Shoujo!! (かげきしょうじょ!!) hoje.  Confesso que depois do último episódio, fiquei um pouco desestimulada, mas, ao mesmo tempo, pensei "mesmo com o corte, a série é muito boa", além disso, firmei o compromisso de comentar todos os capítulos e fazer um balanço no final.  Enfim,  não ser que incluam capítulos do mangá que foram pulados, porque houve uns três, pelo menos, tudo o que vier deste momento para diante será analisado às escuras em relação ao original, porque eu só vi os dois volumes prequel e o volume da série em andamento na revista Melody.

Esta capítulo mostra Sarasa e Ai nas suas férias de verão, que, pelo visto, são bem curtinhas.  Como Ai iria ficar no dormitório, Sarasa a convida para passar o recesso na sua casa.  Na resenha passada, comentei que esperava que não cortassem parte do comentário do professor Andou para a menina, pois ele dissera que ela nunca conseguiria ser top estar do Teatro Kouka, mas explicou o motivo, Sarasa precisava oferecer a sua interpretação única das personagens.  

Sarasa teve uma formação inicial no Kabuki, sua família fabrica tatames e os fornecia para uma companhia tradicional de Kabuki, ela fazia dança tradicional lá e foi onde conheceu seu "namorado", Akiya.  É explicado no episódio que no Kabuki você encarna a personagem, a grosso modo, é como incorporar um espírito, a perfeição vem exatamente dessa capacidade de reproduzir da mesma forma que todos os que vieram antes de você.  Sarasa é uma excelente imitadora, mas uma atriz do Kouka precisa entregar sua interpretação única da personagem.  

Enquanto as meninas conversavam no trem sobre o professor Andou, elas são interrompidas por duas atrizes do Kouka, as estrelas da Winter Troupe.  As duas explicam o quanto Andou é bom professor, que ele é duro, mas é compreensivo e apoia suas alunas.  Sei Satomi, a otokoyaku, conta que graças a Andou ela não abandonou o Kouka.  Ela queria ser musumeyaku, mas cresceu 7 centímetro no primeiro ano de colégio e era alta demais para os papéis femininos, ele a ajudou a repensar seu objetivo e seu amor pelo Kouka.  Elas também contam que Andou era um grande ator de musicais como O Fantasma da Ópera, de onde veio o seu apelido, mas sofreu um acidente que o levou a se aposentar.  É uma conversa interessante e que me lembra que muitas vezes a gente só entende a importância de um determinado professor anos depois de termos estudado com ele, ou ela.  Pelo menos, foi assim comigo.

Temos, então, um mergulho no passado da menina.  Sua avó a acompanhava para as aulas de dança clássica.  A companhia normalmente passa de pai para filho e o chefe da companhia não tem um sucessor.  Todos esperam que seu genro, Kouzaburou, herde a companhia, ou seu sobrinho, Akiya, o faça.  O que fica evidente nessa infância remota da protagonista é que ela era melhor que o menino, mas Sarasa tinha dois defeitos, primeiro, ela não era da família, segundo, ela era uma mulher.  Ainda assim, quando os meninos adoecem de gripe, Sarasa participa de uma peça de Kabuki como uma kamuro.  Meninas podem ser usadas para esses papéis, mas no Kabuki tradicional, mulheres adultas não entram em cena.

Essa barreira é atiradao na cara de Sarasa, ainda uma menininha de seis anos, pela irmã do chefe da companhia que quer proteger Akiya da presença da menina que parecia lhe lembrar sempre que ele não era bom o suficiente.  Sarasa fica arrasada, por coincidência, ou não, sua avó morre no mesmo mês, e seu avô proíbe a menina de assistir Kabuki, falar de Kabuki, e deixa de fornecer os tatames para a companhia, mas, ao mesmo tempo, não obriga a menina a cortas os laços com Akiya.

Aqui, cabe explicar que quando o Kabuki surgiu, ele era basicamente um teatro feminino, só que, em 1629, o Shogun proibiu a presença de mulheres como uma forma de "elevar" a arte.  Muita gente não sabe desse passado do Kabuki, isso não é discutido no anime, por exemplo, e nem sei se aparece no mangá, fica, então, a barreira imposta pelo sexo biológico.  Sarasa nasceu com um defeito que é intransponível, por isso mesmo, o Kouka é visto pela menina, isso é dito por ela em um episódio anterior, que através dele ela mostraria que era uma bênção ter nascido mulher.  Enfim, toda essa parte do flashback foi muito bonita, emocionante e exemplar para mostrar as discriminações e gênero.

E quem conta essa história para Ai é Akiya, que esperava por ela em sua casa, enquanto Sarasa vai visitar o túmulo da avó para contar para ela como está e que, mais uma vez, lhe disseram a palavra "nunca".  Durante toda a visita é mostrado o constrangimento de Ai e seu esforço, mesmo em relação a Akiya, para conseguir criar laços com as pessoas.  O garoto a reconhece do JPX, ela pensa em fugir, mas se controla.  Akiya dá para Sarasa convites para o espetáculo de Kabuki e assegura para a menina que seu avô permitiu que ela compareça.  Ai observa novamente o mesmo olhar apaixonado e compenetrado que Sarasa mostrou quando assistia Romeu e Julieta no Kouka.  Observando, Akiya e Sarasa, Ai fica se questionando se eles são realmente namorados, ou se o seu conceito de namoro é que não é muito inclusivo.

Vamos ver como a série segue daqui para o final, porque já estamos na reta final de Kageki Shoujo!.  Espero que não corram para que terminemos com as meninas top stars, ou algo do gênero, salvo se houver algum salto no tempo muito bem feito.  Como há muito material do mangá ainda, seria possível pensar até em outras temporadas, ou especiais.  Espero que a série esteja fazendo sucesso o bastante para que essa possibilidade se torne uma realidade.

2 pessoas comentaram:

Esse episódio foi lindo mesmo e não sei onde a história da temporada vai acabar. Espero que a série chame a atenção de alguma editora pra trazer a série pro Brasil

Eu tava bastante ansioso por esse episodio, como adorei a série acabei lendo tudo online que tinha disponível e tbm comprei a edição #01 gringa pela amazon, então eu acabei ficando um pouco a frente do anime, mas o episodio não me decepcionou, gostei do background da Sarasa e to muito curioso para ver ela crescer.
No mangá eu ja tava amando o Andou-sensei e depois desse episodio eu gosto ainda mais dele. Acho que minha unica birra é que o "namorado" da Sarasa é MUITO sem sal, não gostei dele não sinceramente, felizmente a presença dele foi positiva pra ela então não vou reclamar muito ahahuahu

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