sexta-feira, 8 de abril de 2022

Perdi meu primeiro gato hoje, um companheiro de 19 anos.


Hoje, tive que me despedir do meu gatinho mais velho, Goemon já tinha 19 anos, estava muito idoso e, como é comum nos gatos, sua saúde deteriorou-se rapidamente.  Em três semanas, ele foi nos deixando.  Percebemos que ele não aprecia bem, ele rinha emagrecido rápido, ficou internado, fez vários exames, até uma tomografia.  Ele estava com problemas renais e um tumor que estava comprimindo os pulmões, o esôfago e outros órgãos.  A veterinária queria fazer biópsia, saber que era maligno, não aceitamos.  Já tive uma gatinha com câncer, ela era bem jovem, quatro, cinco anos somente e não resistiu, a quimio teve que ser mudada várias vezes e, ainda assim, parecia muito forte para ela.  Fazer uma cirurgia em um gato idoso e, se ele sobrevivesse, submetê-lo a uma quimioterapia era loucura.  Seria sofrimento para ele e um gasto enorme.  Ele veio para casa, voltava ao veterinário a cada dois dias para fluidoterapia.  Ele não conseguia comer direito, só lambia a ração úmida, estava bebendo pouquíssima água.  Hoje, nem miar conseguia.  Estava morrendo de fome, só pele e osso.  Foi doído, muito mesmo, mas o melhor era deixá-lo descansar.  Já chorei muito sei que vou chorar ainda mais.  

Goemon foi meu primeiro gatinho.  Meus pais não gostavam de gatos e eu só pude ter um depois de casada.  Ele veio da UnB, quando eu estava no início do doutorado.  Alguém o retirou do telhado e deu para a minha orientadora.  Ela tinha, tem ainda, muitos animais em sua casa, todos resgatados.  Ela perguntou na sala se alguém queria o gatinho.  Eu o trouxe para casa de ônibus, dentro da bolsa.  Ele era o meu gato, só vinha no meu colo, me procurava pela casa quando eu ia trabalhar, antes da Júlia nascer, deitava-se sobre a minha barriga na cama.  

Tinha um miado rouco, gostava de tomar sol na sala da nossa antiga casa e ficar observando o mundo pela janela.  Ele mudou de comportamento depois da chegada da Júlia, mas continuou sendo meu gatinho.  Agora, ficam as lembranças, os afagos, os miados.  Foi-se a primeira geração de gatos que entraram na minha vida.  Todos partiram, pelo menos, Goemon ficou o máximo que pode conosco.  O nome Goemon veio de Ace Wo Nerae, um dos meus animes favoritos, era o gatinho preto da protagonista.  Sim, mesmo em um post como este, é possível falar de shoujo.

4 pessoas comentaram:

Meus sentimentos pelo seu gatinho. 19 anos é muita coisa para um animalzinho, mas parece que nunca é suficiente... gostaríamos que fossem eternos.

Desculpa o lugar comum, mas bichos são anjos que vem dar uma volta com a gente. Abração e meus pêsames pela dor da perda.

Meus pêsames, Valéria.

Meus pêsames. Também tenho os meus e já passei pelo luto mais de uma vez. Como disseram em outro comentário, Goemon teve uma vida longa (isso é maravilhoso), mas nunca parece longa o suficiente.

Related Posts with Thumbnails