terça-feira, 28 de junho de 2022

Livro Apresenta 100 Anos de Yuri Mangá

Conheço a Erica Friedman (*de internet*) faz muitos anos, o conceito de garota-príncipe (girl prince) que uso em vários momentos, seja aqui, ou em trabalhos acadêmicos, é dela.  Friedman é tradutora, foi a primeira editora do mangá Yuri em inglês, com a ALC Publishing, e é especialista em Literatura Comparada, além de ser responsável pelo site Yuricon.  Enfim, ela acabou de publicar um livro chamado By Your Side: The First 100 Years of Yuri Anime and Manga (Ao seu lado: os primeiros 100 anos de Yuri Anime e Manga).

O livro vai desde as origens do gênero no início do século XX, porque não é demografia, é um tipo de história que pode ser encontrada no shoujo, josei, seinen, shounen, hentai etc.  Fala dos tropos, da literatura, da organização do fandom, do proto-yuri no mangá, isto é, o que veio antes dos anos 1970, de como o gênero se torna mais visível nos anos 2000, do desenvolvimento da garota-príncipe e muito mais.  Vale a pena comprar.  Eu queria ter feito um post mais significativo para o Dia Internacional do Orgulho LGBTQUIA+, mas não consegui organizar nada.  Daí, apareceu o anúncio do livro e acredito que é importante falar dele.  Encomendei o meu, está bem acessível no Amazon.  Basta seguir o link que está no post, ou clicar na imagem.

2 pessoas comentaram:

Pensei que o yuri tinha começado nos anos 70 com o grupo 24. Nossa, o yuri começou em 1922?! Muito difícil de acreditar!

É que ela começa com as tradições literárias que influenciaram a criação do Yuri, as Hana Monogatari e a importância de Yoshiya Nobuko.

Related Posts with Thumbnails