sábado, 16 de julho de 2022

"Seu mangá favorito não é mais importante que a saúde do criador": Recomendação de artigo

O site Kotaku publicou um artigo de Isaiah Colbert intitulado Your Favorite Manga Isn't More Important Than The Creator's Health (Seu mangá favorito não é mais importante que a saúde do criador).  É um texto que vale a pena ser lido e decidi traduzir somente a parte em que ele fala de Ai Yazawa, autora de NANA, mas recomendo a leitura integral do texto.  Basta seguir o link:

"O retorno de Togashi também gerou rumores de que Ai Yazawa, criadora da popular série shoujo NANA, anunciaria seu retorno também. No entanto, quem poderia culpar os fãs pela existência de novas ilustrações e mercadorias à venda durante sua exposição de arte, “All Time Best”, que acontece na loja de departamentos Shinjuku Takashimaya, em Tokyo. Durante uma entrevista com Da Vinci, a revista de notícias de mangá da Kadokawa Media Factory, Yazawa pediu desculpas aos fãs, dizendo que o hiato de NANA continuará.

“Faz muito tempo desde que NANA entrou em hiato. Lamento que ainda não possa reiniciar a serialização”, disse Yazawa a Da Vinci. “Eu tenho colocado o máximo do que sou capaz na exposição, então espero que você possa apreciá-la.”

Embora a decisão de Yazawa seja perturbadora para os fãs, eles não devem ignorar por que ela teve que entrar em hiato em primeiro lugar. De acordo com a Anime News Network, Yazawa não “pegou uma caneta uma vez” desde que voltou de um hospital de Tokyo depois de ser tratada de “uma doença grave não especificada” em 2010. Embora as expectativas fossem altas para Yazawa culminar sua exposição com um anúncio de No retorno de NANA, no final do dia, Yazawa é um ser humano e não se deve esperar que coloque sua saúde em risco para dar um final às garotas do apartamento 707.

(...) Por mais doloroso que seja experimentar seu mangá favorito entrando em um hiato, é importante lembrar que os criadores por trás de seus amados trabalhos são humanos como você e devem ter a opção de colocar sua saúde acima da de seu trabalho."

Tenhamos paciência e vamos torcer pela recuperação da autora, tendo em mente que a saúde física e mental do artista, ou de membros de sua família, deve vir em primeiro lugar.  Por exemplo, uma autora que eu gosto muito, Youko Iwasaki, colocou seu mangá Lupin Étude (ルパン・エチュード) em hiato, porque seu pai faleceu mais de um ano atrás.  Ela foi gentil o suficiente para me responder no Twitter, disse que tão logo as coisas voltassem a ficar "OK" ela retornaria o seu mangá e eu expressei minha solidariedade.  Vamos torcer por Ai Yazawa e todos os outros mangá-kas que estão passando por momentos difíceis.  Há um mundo de mangás que a gente pode ler enquanto espera.

3 pessoas comentaram:

Togashi ?! Adoro Yu Yu Hakusho!

Concordo.. a saúde é mais importante que a obra... aí vai matar de stress o autor.
Tezuka se foi em parte porque era trabalhólatra.

Me lembrou aquele texto do Neil Gaiman, sobre a cobrança dos fãs a respeito dos livros da série Game of Thrones, onde ele diz: "George R.R. Martin is not your bitch"
O povo acha que só porque consome algum produto, sê vê no direito de dizer o que o autor deve fazer da sua vida.

Deve ser muito pesaroso para Ai Yazawa ter que sempre responder os fãs por fazer artes extras ou promover a exposição sobre a obra dela, enquanto os fãs cobram por mais capítulos de Nana.

Enfim, torço para que ela consiga se recuperar

Related Posts with Thumbnails