segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Saiu o Kono Mangá ga Sugoi! 2023: O guia aponta os melhores mangás para o público feminino do ano

O guia Kono Manga ga Sugoi! (このマンガがすごい!, "Este mangá é legal!") existe desde 2005 e publica três listas, uma com os melhores mangás femininos, outra com os melhores mangás masculinos e uma terceira (*que não tem aparecido traduzida por aí*) com as melhores revistas.  O site do guia publicou o top 10 masculino e feminino, mas as demais colocações, e são 50, só na edição impressa da revista.  Logo, logo, alguém vai traduzir e eu consiga trazer para cá.  Abaixo, está a lista com os mais votados do ano.  Eu coloquei quantos pontos eles tiveram e em qual revista/selo saem.  Como vocês poderão constatar, há vários seinen, sim, são mangás para o público feminino, ou que podem ser, também, mas não saem nas demografias para mulheres. Aliás, nunca vi TL no Kono Manga ga Sugoi! e BL é raríssimo.  Coloquei o Twitter das autoras, sempre aqui interessante acompanhá-las nas redes sociais, porque elas postam ilustrações e outras coisas, eu tenho uma lista com mais de 400 artistas, para quem quiser, pode seguir a lista sem me seguir, aliás.


1. Tenmaku no Jadougal: A Witch's Life in Mongol (天幕のジャードゥーガル) de Tomato Soup (@Tsoup2) - revista Souffle (Akita Shoten): No século XIII, Fátima, se torna cativa no Império Mongol, o império mais poderoso da Terra, ela é designada para servir no palácio imperial. Com conhecimento do Irã, os maiores especialistas da época em medicina e ciência, Fátima busca um mundo em que possa exibir seus talentos. Ela conhece Töregene, a sexta esposa do segundo imperador, Ögedei, que tem sentimentos contraditórios sobre o Império Mongol.... Juntas, essas duas mulheres irão abalar um rincão estagnado do Império Mongol.  Mangá histórico e com um traço simpático.  Ele começou a ser publicado na internet. (120 pontos)
 

2. Gene Bride (ジーンブライド) de Hitomi Takano (@tknht3) - revista Feel Young (Shodensha): A protagonista, Ichi Isahaya, se sente pressionada por fazer um trabalho que não é visto como feminino, mas leva uma vida sem grandes acontecimentos. Um dia, Makuhito Masaki, um ex-colega de classe, visita Ichi: "Ele era a outra parte do seu destino". Ele disse que queria agradecer a Ichi por algo relacionado ao "Gene Bride", um evento escolar que combina informações genéticas e cria um casal de alunos por um período de um dia. Ichi, que não se lembra dele, tenta se lembrar dele.  Todos os resumos que eu encontrei de Gene Bride ma parecem confusos e insuficientes, scanlations não existem.  Olhando as ilustrações, sempre penso em mangás yuri dos anos 1970.  É uma série de ficção científica, ao que parece. (86 pontos)


3. Majime na Kaishain: Serious Office Worker (まじめな会社員) de Umeko Fuyuno (@umek3o) - Comic Days (Kodansha): Série seinen que tenta retratar o mundo pós-covid.  Amiko Kikuchi tem 30 anos e tem um emprego, mas não tem namorado há cinco anos. Embora vivamos em uma época em que vários modos de vida estão sendo propostos, ela não pode deixar de estar ciente do duro olhar público que é direcionado a ela por não ter se casado. Informações insuficientes, também, mas parece tocar nos dramas do dia-a-dia das mulheres no mercado de trabalho. (81 pontos)


4. Onna no Ko ga Iru Basho wa (女の子がいる場所は) de Ebine Yamaji (@ebine_comix) - revista (Enterbrain) - Arábia Saudita, Marrocos, Índia e Japão. Uma série de histórias curtas que abordam o tema "porque sou uma menina" - meninas de 10 anos de diferentes nacionalidades, religiões, culturas e valores.  Paece ser muito interessante, o mangá é seinen.  (77 pontos)

5. Hoshitabi Shounen: Star Tripper (星旅少年) de Sakana Sakatsuki (@sakatsuki_fish) - PIE Comic Art (Pie International): Um planeta onde a maioria dos habitantes adormeceu devido ao veneno da "Árvore Tobias". Esta é a história de uma viajante estelar, registrada com o número 303, que viaja pela "empresa de viagens fantasmas do planetário" (também conhecida como PGT) para lembrar e preservar o que resta de sua cultura. O primeiro volume contém seis histórias gentis, tristes e calorosas que se dissolvem na quietude da noite. (*mantive o resumo do Bakaupdates*)  Está listado como ficção científica e sem demografia. Descobri que a Pie Comic Art é um selo de publicação de livros e mangás criado em 2020. (72 pontos)


6. Umi ga Hashiru Endroll (海が走るエンドロール) de John Tarachine (@new_john1) - revista Mystery Bonita (Akita Shoten): o vencedor do ano passado, a história de uma senhorinha viúva de 75 anos que descobre seu amor pelo cinema e decide que quer se tornar cineasta.  (58 pontos)


7. Busu Nante Iwanaide (ブスなんて言わないで) de Araka Toaru (@unmeichimai) - revista &Sofa (Kodansha): Outro mangá seinen.  Tomoko era chamada de "feia" (busu) e sofria bullying na escola. Já adulta, ela fica furiosa ao saber que Rika, a "linda" colega de classe que a perseguia, se tornou uma mulher socialmente bem-sucedida. Tomoko decide se vingar de Rika, mas... Ao que parece, Rika, que se tornou uma cabelereira de sucesso, vai ajudar a protagonista a se amar.  Estou tirando conclusões, mas todos os resumos em japonês falam de sororidade.  (57 pontos) 


8. Taiyou Yori mo Mabushii Hoshi (太陽よりも眩しい星) de Kazune Kawahara (@kazunekawa) - Bessatsu Margaret (Shueisha): Primeiro shoujo a aparecer na lista!  E a autora é a roteirista de Ore Monogatari!! (オレモノガタリ!!).  Sakuhide Iwata é uma garota mais forte que a média. Seu amigo de infância, que era pequeno e fraco quando eles eram crianças, cresceu e se tornou um homem bonito. Ela pensou que eles haviam se afastado, mas eles se reuniram pela primeira vez em muito tempo. no último festival atlético na escola secundária. (53 pontos)


9. Tamon-kun Ima Docchi!? (多聞くん今どっち!?) de Yuki Shiwasu (@snow361) - revista Hana to Yume (Hakusensha): Outro shoujo.  Utage Kinoshita é uma estudante do ensino médio que está apaixonada por Tamon Fukuhara do popular grupo ídolo F/ACE. Um dia, ela vai trabalhar, mas descobre para sua surpresa que está na casa de Tamon! O verdadeiro caráter do rapaz é sombrio e o completo oposto de sua imagem de ídolo sexy e ousado. Mas Tamon-kun é Tamon-kun, não importa sua aparência. Ele tem baixa auto-estima, e ela fará o possível para apoiá-lo! (51 pontos)


10. Watashitachi wa Mutsuu Renai ga Shitai (わたしたちは無痛恋愛がしたい) de Yukari Takinami (@takinamiyukari) - revista &Sofa (Kodansha) - Minami, a protagonista é uma mulher que acredita que o mundo não é justo com as mulheres, assédio sexual, discriminação, essas coisas tornam seu dia-a-dia insuportável.  E ela só consegue se abrir em uma rede social restrita, até que, um dia, uma pessoa aparece em sua vida... É um mangá seinen e a pessoa em questão não parece ser um interesse romântico, mas achei uns resumos muito incompletos.  (48 pontos) 

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails