quinta-feira, 6 de abril de 2023

Rumiko Takahashi recebe honraria o governo francês

Foi noticiado hoje que Rumiko Takahashi, autora de Ranma 1/2 (らんま½), Inuyasha (犬夜叉), Maison Ikoku (めぞん一刻) e inúmeros outros sucessos, recebeu o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras (Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres).  A Ordre des Arts et des Lettres (Ordem das Artes e Letras) é uma ordem da França estabelecida em 2 de maio de 1957 pelo Ministro da Cultura a França.  Takahashi recebeu a condecoração em Tokyo das mãos do embaixador francês.

O Comic Natalie informa que ela se juntou à Jiro Taniguchi, Katsuhiro Otomo, Leiji Matsumoto, Akira Toriyama e Go Nagai, pois todos eles receberam a mesma honraria.  Ao receber a comenda, Takahashi agradeceu: "Estou muito feliz que as pessoas na França estejam gostando do meu trabalho baseado na vida cotidiana do Japão. Vou continuar a fazer o meu melhor para desenhar mangá com isso como incentivo."


4 pessoas comentaram:

Parece que nenhum outro governo estrangeiro a condecorou.
Gostei da notícia! Ela é uma grande mangaka!

Não me recordo de outros países, fora a França e o Japão, condecorando quadrinistas. Hall da Fama do Eisner e outros não é comenda de estado.

A minha reação à condecoração é ambivalente.. por 1 lado é 1 reconhecimento ao trabalho dela...
por outro pode ser 1 politicagem por parte do estado.

Me surpreendi .... países ligados à 9ª arte como os EUA, Itália e Bélgica não condecoraram quadrinistas/ mangakás...

Related Posts with Thumbnails