Mês passado foi lançado no Japão o livro Shojo Manga Ha Doko Kara Kita No? "Shojo Manga Wo Kataru Kai" Zenkiroku (少女マンガはどこからきたの? -『少女マンガを語る会』全記録-) e cobre o shoujo mangá da Princesa e o Cavaleiro (リボンの騎士), em 1953, até A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), em 1972. Pelo que entendi do Comic Natalie, são entrevistas, relatos e artigos sobre as pioneiras e pioneiros da demografia. Os nomes listados na matéria do CN são Toshiko Ueda, Akiko Mure, Masako Watanabe, Tomoe Satoo, Makoto Takahashi, Yoko Imamura, Eiko Mizuno, Tetsuya Chiba, Miyako Maki, Akira Mochizuki, Eiko Hanamura, Yoko Kitajima, além de editores e pessoas que participaram do maercado de mangás de aluguel.
A ideia do livro é traçar as origens da cultura shoujo e se a gente fosse traduzir a parte mais importante do título seria "De onde veio o shoujo mangá?" (Shojo Manga Ha Doko Kara Kita No?). Para quem se interessa por shoujo, ou história do mangá e lê japonês, é um material que parece fundamental.
2 pessoas comentaram:
Olá, ainda estão bem ativo? Só para saber. É ruim quando um blog morre. Dá uma sensação de tristeza quando o visita novamente depois.
O Shoujo Café continua funcionando regularmente.
Postar um comentário