O Yuri é um gênero aborda o amor e a amizade entre mulheres. Não considero que é uma demografia, porque está distribuído em publicações das mais diferentes demografias (shoujo, josei, shounen, seinen etc.) e as revistas e selos especializados são bem restritos. O interesse por material yuri, que cada vez está sendo mais referido como GL (Girls Love), é grande, mas sempre desconfio que há uma boa dose de fetiche masculino nesse balaio, ainda que muitas mulheres se sintam felizes de terem algum material lésbico para consumir. Estabelecido isso, o livro Hajimete no Yuri Studies: Queer/Feminist no Shiten Kara (はじめての百合スタディーズ: クィア/フェミニストの視点から), em português Introdução aos Estudos Yuri: Uma Perspectiva Queer/Feminista, foi escrito por três otaku e se propõe a discutir yuri a partir da perspectiva feminista, lésbica e queer, abordando, também, como o material é recepcionado no Japão e nos Estados Unidos, principalmente. O livro será lançado em 27 de fevereiro no Japão.
No livro há capítulos escritos por Erica Friedman e Shinada Reika. Erica Friedman é a responsável pelo site Yuricon e uma das pessoas que mais conhecem yuri nessa internet e fora dela. Ela publicou um livro sobre a história do gênero; eu tenho em casa. No site Yuricon, há uma longa descrição do livro, com o sumário e tudo mais. Está em japonês, então, traduzi e trouxe dois trechinhos para cá: "As definições de yuri, assim como os escritores e leitores, são diversas. Embora animes, mangás, dramas e outras obras que poderiam ser chamadas de "yuri" estejam facilmente disponíveis, o gênero yuri muitas vezes tem sido isolado do público yuri da vida real e dos debates feministas e queer. Este livro aborda a história e a evolução do yuri tanto no Japão quanto no exterior, e reexamina o gênero, que é aberto a todos, a partir da perspectiva daqueles que estão envolvidos." e "Exemplos de Tópicos Abordados Neste Livro: Yuri sem "Lésbicas" / Tendências Atuais em Animes Yuri / Diferenças entre Animes Yuri e Dramas de TV / Igualdade e Diferenças de Poder em BL e Yuri / O Olhar Feminino sobre Mulheres / Combatendo a Supremacia Heterossexual e a Afinidade do Yuri / Masculinidade e Identidade / Representação Transgênero e Yuri / "Yuri" Fora das Revistas Yuri / O Futuro do Gênero Yuri... etc.".
No artigo do Yahoo Japão sobre o livro, temos outros detalhes. A capa é de Akiko Morishima. Além disso, o sumário está esmiuçado em detalhes. O livro parece ser bem interessante e em uma perspectiva que me parece acadêmica mesmo. Espero que seja lançado nos Estados Unidos. Há boa possibilidade de que isso aconteça.
















































0 pessoas comentaram:
Postar um comentário