sábado, 7 de novembro de 2026

40 mangá-kas celebram o centenário do chocolate ao leite Meiji: Queria traduzir todas as mensagens dos autores, mas não tem como.

A Jéssica me passou esse link do Chocolate ao Leite Meiji faz alguns dias, mas estava sem tempo de postar e é um site dinâmico e com scripts que dificultam o salvamento das imagens.  Decidi gravar um vídeo e tentar mostrar todas as ilustrações comemorativas.  Dá para ver tudo, só que, se você clicar nas ilustrações, há a mensagem dos autores.  Ia dar um trabalho enorme, mas peguei Kamio Yoko e Tomoko Ninomiya e traduzi as mensagens das duas autoras, mas, para fazer isso, tive que salvar a tela, usar o Lens e por aí vai.  

"Eu amo as barras de chocolate ao leite Meiji desde criança. Enquanto eu publicava meu mangá, sempre apreciava o chocolate Meiji com meus assistentes. O chocolate ao leite Meiji manteve seu sabor e significado inalterados por 100 anos. É uma verdadeira honra ter tido a oportunidade de criar uma ilustração para esta ocasião tão importante. Parabéns pelo centenário do chocolate ao leite Meiji! Espero que, pelos próximos 100 anos, ele continue sendo amado por muitas pessoas e criando muitas memórias."  Kamio Yoko


"Parabéns pelos 100 anos do Meiji Milk Chocolate! O chocolate ao leite da Meiji está comigo desde a infância, nas voltas da escola, fazendo doces, no trabalho e com as crianças... é um chocolate amado cheio de tantas lembranças. Quero que continue assim para sempre."  Tomoko Ninomiya

Enfim, a Meiji Milk Chocolate está completando 100 anos do seu lançamento e há uma exposição comemorativa programada para acontecer no Tokyo International Forum entre 23 e 30 de dezembro de 2026.  


A empresa anunciou em outubro uma parceria com 40 criadores de mangá e 21 artistas plásticos para celebrar o centenário da marca. Acredito que eles devam colocar seus trabalhos na exposição. Segundo o ANN, os 40 criadores de mangá ofereceram ilustrações de seus personagens junto com as barras de chocolate ao leite Meiji, enquanto os 21 artistas plásticos criaram obras originais para o evento comemorativo.  Os 40 mangá-kas que participam do evento são:
  1. Chieko Hosokawa (Ouke no Monshou)
  2. Minako Narita (Alien Street)
  3. Yōichi Takahashi (Captain Tsubasa)
  4. Mitsuru Adachi (Touch)
  5. Tsukasa Houjou (City Hunter)
  6. Eriko Ono (Kocchi Muite Miko)
  7. Keisuke Itagaki (Baki)
  8. Yōko Kamio (Hana Yori Dango)
  9. Wataru Yoshizumi (Marmalade Boy)
  10. Kaori Yuki (Angel Sanctuary)
  11. Takuya Mitsuda (Major)
  12. Masayuki Kusumi, Jiro Taniguchi (Solitary Gourmet)
  13. Nanpei Yamada (Koucha Ouji)
  14. Reiko Shimizu (Himitsu - The Top Secret)
  15. Ai Yazawa (NANA)
  16. Tomoko Ninomiya (Nodame Cantabile)
  17. Hiromu Shinozuka (Milmo de Pon!)
  18. Yoshiki Nakamura (Skip Beat!)
  19. Yuuki Obata (Bokura ga Ita)
  20. Asa Higuchi (Ookiku Furikabutte)
  21. An Nakahara (Kirarin Revolution)
  22. Ryo Ikuemi (Kiyoku Yawaku)
  23. Yūji Terajima (Ace of Diamond)
  24. Karuho Shiina (Kimi ni Todoke)
  25. Yana Toboso (Black Butler)
  26. Yuki Suetsugu (Chihayafuru)
  27. Wataru Watanabe (Yowamushi Pedal)
  28. Rino Mizuho (The Magic of Chocolate)
  29. Kotomi Aoki (Kanojo wa Uso o Ai Shisugiteru)
  30. Mizuho Kusanagi (Akatsuki no Yona)
  31. Nao Maita (Age 12)
  32. Shinichi Ishizuka (Blue Giant Momentum)
  33. Yuugo Kobayashi (Aoashi)
  34. Tsubasa Yamaguchi (Blue Period)
  35. Shuuichi Shigeno (MF Ghost)
  36. Norio Sakurai (The Dangers in My Heart)
  37. Suu Morishita (Yubisaki to Renren)
  38. Kanehito Yamada, Tsukasa Abe (Frieren)
  39. Yuki Shiwasu (Tamon’s B-Side)
  40. Yuki Fujimoto (Suzuki-kun no Teinei na Seikatsu)

É muita gente e mangás importantes de várias décadas, material celebrado até hoje.  Se Hisaya Nakajo (Hana-Kimi) estivesse viva, certamente estaria aí, assim como Kaoru Tada (Itazura na Kiss).  Não sei por qual motivo, mas Riyoko Ikeda, Hagio Moto, Chie Shinohara, Suzue Miuchi, Chiho Saito, Fuyumi Souryou e outras não estão.  E o vídeo que eu fiz está abaixo:  

Já os artistas plásticos participando do projeto são: Takeru Amano, Yukino Ohmura, Kands Shinji, Wakumi Kanno, Daichi Kukita, Yasuhide Kunimoto, Hisashi Tenmyouya, Erika Naka, Shota Nakatsugawa, Yuka Numata, Yutaka Hashimoto, Ayame Higuchi, Toshiyuki Maeda, Mishima Tetsuya, Aki Tsukamoto, Geoffrey Bouillot, Lotta, Someta, Yeka Haski, Yuki Matsueda, Fyu.

As melhores ilustrações que eu consegui vieram do site Toy People News.  E já saiu uma campanha com a Kamio Yoko, somente ela, mas vou fazer post separado.  Mas 40 já é muita coisa.  

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails