Hollywood volta e meia adapta peças de Shakespeare para o cinema. Foi assim com Romeo+Juliet, com o simpático 10 Coisas que Eu Odeio em Você (*ver meu marido assistindo ao filme duas vezes seguidas e gostando foi uma experiência inusitada*), com a possível bomba (*que vi americanas achando que era cópia de HanaKimi*) Ela é o Cara, e até Shakespeare Apaixonado conta. Muitos desses filmes são esquecíveis, mas se fizer a garota ou o garoto começar a ler um livro, está valendo. Bem, agora o bardo entra em sua era "mangá". ^_^
A britânica Self Made Hero deu a largada para seu projeto U.K. Manga e escolheu Shakespeare para começar. De acordo com a editora responsável pelo projeto, Emma Hayley, enquanto as peças de Shakespeare caem em popularidade com os adolescentes, os mangás e seus heróis e heroínas só fazem ganhar mais adeptos. Para a profissional responsável pela linha - que irá começar a ser lançada em 2007 - adolescentes de hoje não gostam de ler (*mangá é leitura, oras, bola fora aqui*) e preferem video game, tv e internet. Aí entra a estratégia mangá. Usando o visual moderno dos quadrinhos japoneses e simplificando um pouco as peças, sem mudar o texto, a U.K. Manga vai oferecer Romeo e Julieta e Hamlet, no início do próximo ano, e em seguida A Tempesta, Othelo e Ricardo III, uma das minhas peças favoritas, para a faixa etária dos 13 aos 16 anos.
O projeto chamou a atenção de um jornal japonês e há uma ótima e detalhada matéria aqui. Só espero que esses inglesses não pensem que mangá é somente "visual" e esqueçam da narrativa que é o ponto fundamental. Agora, que a idéia é bem sacada, com certeza. Volta e meia eu comento que em qualquer país nosso Monteiro Lobato seria quadrinho e animação, assim como o magnífico Minha Vida de Menina, que virou filme recentemente e não saiu em DVD ainda, e tantos outros livros excelentes de nossa literatura nacional que não chegam aos adolescentes de hoje, nem de ontem. Isso sem falar em coisas recentes e muito legais como Os Karas. Mas aqui, nem quadrinho, nem animação e muito menos filme para o cinema. E tome Rebelde, Xuxa, e tantas outras bobagens que se recusam a morrer ou ir embora.
1 pessoas comentaram:
a série d'os karas realmente é tudo de bom! só não gostei do último, droga de americana.
poxa, seria maravilhoso se fizessem um filme deles! já pensei nisso várias vezes... ou então quadrinhos.
Postar um comentário