Além dos mangás, alguns com censura, como já comentamos aqui, a VIZ vai investir pesado em uma linha de artbooks e outros materiais de interesse do público consumidor de mangás. Além do Shojo Beat Manga Artist Academy - que eu encomendei o meu no Amazon faz meses com 40% de desconto - serão lançados artbooks de Evangelion, Fullmetal Alchemist e, claro, como por lá shoujo mangá é visto como fonte de lucro e não como uma coisa exótica como é para as editoras daqui, Fushigi Yuugi e Hana Kimi. Acredito que sejam versões de materiais japoneses. De qualquer forma, o Shojo Beat Manga academy é como um "How to draw Manga" feito por autoras como Shoko Akira, Yukiko Iisaka, Miyuki Kitagawa, Mayu Shinjo, Chie Shinohara, Emiko Sugi, Rie Takada, Masami Takeuchi e Yuu Watase. Imperdível, pelo menos para mim. Uma matéria bem completa está no site Anime on DVD.
Falando em desproporção na publicação de shoujo mangá no Brasil, uma das minhas amigas refez a contagem deste ano e do final do ano passado e chegamos a uma média que mostra muito bem a discriminação:
Panini:10 mangas (2 shoujos) - 20%
Conrand: 23 mangas (1 shoujo) - 4,38%
JBC:8 mangas (0 shoujo) - 0%
Conrand: 23 mangas (1 shoujo) - 4,38%
JBC:8 mangas (0 shoujo) - 0%
Interessante, né? Dá uma média de menos de 1%. Depois as vendas caem porque um mangá está competindo com o outro, mas ninguém pára prá pensar que é preciso diversificar um pouco e oferecer aquilo que as pessoas vêm pedindo. Muita gente pede shoujo mangá, títulos específicos, como Sailor Moon, Hanakimi, Nana, mas jogam Princess-Ai no nosso colo... Alguém pediu? Enfim, espero que Merupuri e Karekano vendam bem, pois a Panini foi a única a dar um pouco mais de atenção, apesar de Peach Girl... E sempre temos as novidades, esta semana foram Akira, Trigun, Lodoss, Full Metal Panic. Shoujo? Prá quê, né? Sobra mais apra eu gastar com a VIZ, a CMX, a Tokyopop...
3 pessoas comentaram:
jbc zero? tem furuba!
Falamos aqui dos últimos lançamentos. Fruits Basket não se qualifica, não saiu este ano, mas no primeiro semestre do ano passado. Quantos shoujo a JBC lançou dentre os oito novos? NENHUM. ste é o ponto.
ah tá! e será que ainda podemos ter alguma esperança? '_'
sei não...
Postar um comentário