quarta-feira, 11 de abril de 2007

As Japonesas Preferem a Shounen Jump



A Oricon fez uma pesquisa com cerca de 3000 leitoras de mangá perguntando qual a sua revista favorita. Shounen Jump ficou em primeiro lugar com grande vantagem, o que não é surpresa, pois boa parte dos seus mangás viram anime e têm grande exposição, alguns grande qualidade, fora, claro que são ótima fonte para fanzineira yaoi. As leitoras citaram One Piece, Death Note, e The Prince of Tennis como o principal atrativo da revista, diz o Anime News Network. Nada de Naruto entre os mais lembrados. Em segundo lugar, por conta de Nana, veio a Cookie. Em 3º a Margaret, em 4º a Hana to Yume e empatados em 5º a Sho-Comi, a Weekly Shounen Magazine e a Lala.

A matéria cita Matt Thorn e o fato dele ter apontado que as garotas estão se interessando por mangás ostensivamente direcionados ao público masculino, e isso seria uma tendência. Pode até ser o caso de One Piece, mas coisas como POT e Death Note têm atrativos outros, inclusive personagens bishounens (*ou quase*) e situações homoeróticas sugeridas. Agora, abrindo a página da matéria original percebi que as entrevistadas citadas não eram propriamente garotas, a mais nova tinha 16 e as demais 17, 19, 21, 23 e 24 anos. Queria saber o que as meninas até 15 anos lêem, porque essas mais velhas não se qualificam como garotas mas, sim, mulheres. E mulheres que lêem material direcionado à meninos adolescentes.

4 pessoas comentaram:

De fato não é surpresa que moças/mulheres dessa idade prefiram a Shounen. Também acho que essa preferência se dê pelas séries de alto potencial para o yaoi. Mangakás conhecidas como Kazuma Kodaka e Nekota Yonezou, por exemplo, têm vários doujinshis de PoT. Acho que se a pesquisa fosse feita com meninas, a Hana to Yume teria uma melhor colocação.

Eu tenho 19 e prefiro shonen jump... Por causa de Bleach, Deathnote, DGray-Man e One Piece ^^'
Alias, é verdade... Eu me divirto fazendo fanarts yaoi!

Mas quando eu tinha 15 anos eu preferia ShoComi, Hana to Yume e Furendo

Agora prefiro Shone Jump, Lala e Margaret ^^'

Mas não deixa de ser curioso que elas procurem referencia yaoi na shounen. Afinal deve haver uma grande quantidade de material do genero nas revistas shoujo.Um exemplo (usando uma shoujo publicado aqui)seria a dupla Arima e Asapin, nem precisa fazer força p/ imagina-los como casal yaoi.

Como curiosidade, os primeiros fanfics baseados em anime (os primeiros mesmo eram da serie Arquivo X, um dos meus vicios na epoca) que eu conheci eram yaoi do Hiei e Kurama, mas atualmente quase não tenho achado desse tipo.

Sera que os animes atuais não estão despoertando o interresse das brasileiras? Em compensação tem varios do mesmo estilo com os persoangens de Harry Potter (só que ai os fãs chamam de slash)

Surpresa nenhuma já que a Shonen Jump é fonte de material "yaoizável". Mas acho que a idade da pesquisa é que justifica isso. Creio que as meninas de menos idade começam com shoujo, naturalmente, porém ao crescer passam pra shounen justamente pelas oportunidades de se shippar. Imaginar yaoi de personagens shoujo seria "fácil demais". É o que observo com amigas minhas que ainda leem shoujo, mas que agora não necessitam dele exclusivamente para shippar...

Related Posts with Thumbnails