segunda-feira, 14 de abril de 2008

Menino suspenso por desenhar menininhas de mangá nuas



Sei que cada país tem suas nóias, mas quando leio essas notícias de jornal americano... Enfim, o Japanator publicou a história do menino de 12 anos que tomou 3 dias de suspensão e teve seus desenhos confiscados pela direção da escola. A direção diz que foi uma medida disciplinar, não censura, e as autoridades entrevistadas se dividem entre criticar a arte inapropriada (*Gente nua!!!!! Horror! Horror!*) e elogiar o esforço do menino (*As marcas de lápis apagado são evidentes, ele gastou muito tempo fazendo esses desenhos, é preciso valorizar o esforço*). Pensei eu cá com meus botões: "Poxa, esse menino deve desenhar muito bem para a idade!" Não, é um garoto normal (*veja a imagem*), os adultos é que são tarados pervertidos. Aliás, lembrou-me das minhas leituras sobre repressão sexual na Iglaterra Vitoriana, onde as crianças eram estimuladas a desenhar paisagens e rostos, evitarem o corpo e jamais rabiscarem um corpo nu.

O menino levou seus desenhos para a escola, como eu mesma fazia e faço até hoje com meu bloquinho que sempre vai "trabalhar" comigo. Mostrou no recreio para um coleguinha, que mostrou para outro e outro, até que chegou em uma garota que rasgou vários desenhos e deu queixa. será que o ato disciplinar foi porque o menino lhe deu uns sopapos? Porque eu faria isso... Aliás, quase bati no meu irmão caçula quando ele colocou barba e bigode nos bonecos do meu caderno de desenho... Tenho quase certeza de que também tinha 12 anos na época.

Lembrei de quando dava aula lá em Duque de Caxias e um dos meninos estava desenhando umas cenas de sexo. Os garotos estavam compartilhando os desenhos e duas meninas - que andavam sempre juntas e viviam fazendo intriga na turma - pediram para ver os desenhos. Como acho que os garotos não deixaram, ou pegaram de volta rápido demais, lá vieram elas reclamar. Disseram que estavam ofendidas (*não com essas palavras, mas o sentido era esse*). Como eu conhecia as criaturas desde o ano anterior e sabia do que elas eram capazes, passei um sabão geral no grupo de meninos e meninas envolvido, enfatizando primeiro a questão da fofoca e da delação. E disse para o menino que aquele tipo de desenho na aula poderia lhe trazer problemas caso fossem pegos por outros professores. Que ele guardasse e treinasse mais em casa. ^_^ E era sexo, o pobre do garoto americano desenhou umas mulheres nuas. O link para a notícia original está aqui.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails