domingo, 8 de junho de 2008

Prontos para os próximos 100 anos



O Correio Braziliense trouxe uma grande matéria sobre os 100 anos de imigração Japonesa no Brasil. Só vou postar aqui três trechos da matéria, mas coloquei o texto integral no 4shared, é só baixar por lá. Tem a referência e tudo mais, caso alguém queira usar em algum trabalho.
Hábitos japoneses em família brasileira

- A casa da família de Roberto Mamoru Matuda é um exemplo de como funciona boa parte dos lares dos brasileiros descendentes de japoneses. Conheça mais:

- A maior parte dos cumprimentos no dia-a-dia, como bom-dia, boa-noite, estou saindo, cheguei, são feitos em japonês. A tradução não é literal, as expressões guardam aspectos específicos da língua nipônica. As crianças aprendem com Teruko, a mulher de Roberto, o idioma e os hábitos.

- A culinária mistura a comida brasileira e japonesa. O arroz, por exemplo, é feito à maneira japonesa, sem ser refogado no óleo. Muitos temperos orientais também enriquecem o sabor dos pratos, como shoyo e aji-no-moto, óleo de gergelim e hondashi (tempero à base de peixe seco).

- Os mangás (histórias em quadrinhos) e animés (desenhos animados) fazem parte da diversão da família. Os filhos de Roberto têm uma coleção de DVDs com o desenho animado Naruto, que faz um grande sucesso no Brasil.

- Quando um integrante da comunidade morre, a família respeita hábitos japoneses referentes ao velório e funeral. Algumas pessoas mantêm a tradição de doar dinheiro para auxiliar os familiares em luto. Os cultos, em Brasília, são realizados na Seicho-no-Iê ou no templo budista.

Agenda de comemorações

>>Dia 18 - 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Solenidade Oficial de Comemoração do Centenário no Congresso Nacional.
O príncipe Naruhito encontra-se com o presidente Lula e à noite participa de uma recepção no Itamaraty.

>>De 18 de junho a 30 de julho Exposição Eternos Tesouros do Japão. Peças e relíquias do Museu de Arte Fuji, de Tóquio. Local:
Museu da República.

>>Dia 19 - Cerimônia grupo parlamentar Brasil-Japão, na Câmara dos Deputados, às 9 horas. Haverá um show de Cultura Japonesa, como grupo Hibiki Family

>>23 a 29 de junho - Semana de eventos em comemoração ao Centenário da Imigração no Taguatinga Shopping.

>>29 - Show da cantora Yumi Inoue, no auditório do Parla Mundi na LBV, 914 Sul, às 16h. Entrada franca.

Mais informações no portal Nippo Brasília.
O JAPÃO É POP

1 – O filme Godzilla estreou em 1954 e é considerado o primeiro personagem mundial do Japão do pós-guerra.

2 – Lançada em 1986, a série de televisão Jaspion retoma a fórmula do Nacional Kid e Ultraman (dos anos 60 e 70), exportando a mensagem da luta entre o bem e o mal.

3 – Com o seriado Power Rangers as mulheres ganham espaço como heroínas e não mais como as namoradas dos heróis.

4 – Após encantar uma geração inteira, o desenho Speed Racer se transformou em um cult e recebeu este ano versão cinematográfica assinada pelos irmãos Wachowski.

5 – No desenho Pokémon, os personagens buscam objetivos comuns, reforçando a mensagem do ideal japonês do associativismo.

6 – Em maio, a personagem Hello Kitty recebeu o título de embaixadora do Japão para o turismo das mãos de Tetsuzo Fuyushiba, ministro da Infra-estrutura do governo japonês.

CURIOSIDADES

- No século 19, as famílias japonesas foram obrigadas a adotar um sobrenome. Até então, eram identificadas pela aldeia (mura), ou seja, o local de residência e o nome do senhor das terras. A partir daí, quase todos os sobrenomes se referem a alguma coisa da natureza que está próxima à família. Por exemplo, Aoki (ao=verde, ki=árvore) ou Yamamura (yama=montanha, mura=aldeia).

- Em 1967, o príncipe herdeiro Akihito e a princesa Michiko visitaram o Brasil pela primeira vez. Na recepção ao casal imperial, a comunidade nipo-brasileira lotou o estádio do Pacaembu, em São Paulo.

- A ida de milhares de japoneses e descendentes do Brasil para o Japão, os dekasseguis, começou em 1988, atingindo seu auge no início da década de 90. Eles seguiram o caminho de volta dos imigrantes, com objetivos parecidos. Atualmente, são mais de 300 mil pessoas que remetem, anualmente, cerca de R$ 4 bilhões para o Brasil.

- Aproximadamente 75% dos descendentes de japoneses estão em São Paulo, 15 % encontram-se no Sul, especialmente no Paraná, os 10% restantes em outros Estados.

- O primeiro nikei a ocupar um cargo eletivo foi Yukishige Tamura, em 1948, que foi eleito vereador em São Paulo.

Fonte: Site oficial do Centenário e livro Os japoneses, de Célia Sakurai.

2 pessoas comentaram:

O correio cometeu um peq erro... =)
Changeman e Flashman do final dos anos 80 foram os primeiros super sentais a abrirem espaço para as mulheres como guerreiras. Power Ranger é um enlatado americano :P e veio no começo da decada de 90

Se é para falar de erro, você cometeu também, pois há mulheres nos grupos de Super sentai desde os anos 70. Changemen e Flashmen não inovaram neste aspecto, não. Dê uma olhadinha nessas páginas especializadas. Eu não sei os nomes de cor e estou sem tempo, mas é fácil acha.

Related Posts with Thumbnails