terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nodame arrasa na Espanha



O Denka World publicou o ranking dos shoujo/josei mais vendidos da Espanha na última semana de outubro e início de novembro e Nodame está no topo. Go, Nodame!!! Eu realmente não entendo porque a série ainda não apareceu na Itália. aqui, no Brasil, melhor nem falar...

1 - Nodame Cantabile #1 de Tomoko Ninomiya (Norma)
2 - Nana #18 de Ai Yazawa (Planeta)
3 - D·N·Angel #13 de Yukiru Sugisaki (Ivrea)
4 - RG Veda #3 de CLAMP (Norma)
5 - Origami #1 de Aqua Mizuto (Ivrea)
6 - Vampire Knight #3 de Matsuri Hino (Panini)
7 - Midnight Children #1 de Mayu Shinjo (Ivrea)
8 - Chiki Chiki Banana de Mayumi Yokoyama (Ivrea)
9 - Kimi ni Todoke #1 de Karuho Shiina (Planeta)
10 - Lovely Complex #5 de Aya Nakahara (Planeta)

Já no Brasil, a gente não sabe o que vende, quanto vende. As editoras só comentam por alto e parece que vendagens são segredos a serem guardados à sete chaves quando o assunto é mangá.

8 pessoas comentaram:

Também na Itália não se conhecem os dados de venda... E ninguém vai publicar Nodame porque com certeza venderia muito pouco. Honey & Clover foi um dos mangás piores pela Panini, e eles não acham Nodame um título interesante (dizeram há poucos dias). A única outra casa que pode publicá-lo é a Star Comics, ma acho que têm já planos editorias por todo o 2009.

Laura, acho uma pena e incompreensível até, sabe?

Eu também acho uma pena, más conhecendo o mercado itáliano não me parece incompreensível. Nodame é uma série longa (e as séries longas são mais um risco), trata um argumento que não é muito interesante pelos jovem e tem um desenho que não agrada. Percebo muito bem porque ninguém o publica... Já temos sorte em haver alguns clássicos (sabes que Berubara tive nova versão pela D-visual? é mesmo bonita!)

Laura, eu sei do fracasso dos clássicos na Itália e que, por isso, as tiragens ficaram limitadas e foram transferidas para livrarias. Foi assim com Glass Mask, não foi?

Mas me surpreende que Nodame não tenha espaço na Itália e tenha da França e na Espanha, mais ainda, tenha nos EUA. Mas enfim, vamos esperar.

Glass Mask saiu só nas livrairias desde o principio, e não foi uma perda pelo editor, porque já estavam preparados. Se o volume 43 vai sair, eles vão publicã-lo sem problemas... Agora parece que os "nóvos" clássicos vendem suficientemente, mas é também porque há muitos com saudade dos animes da infância.

Por Nodame, sa fala tembém de problemas pelas compras dos direitos, mas a verdade é que esto não é um bom periodo pelos mangás na Italia :(

Não, não é isso. Digo que a Rosa de versalhes foi muito bem, mas Ace wo Nerae não conseguiu render o que esperavam e houve a migração apra as livrarias. Foi o que eu li no SMO tempos atrás

As vendas de mangás estão caindo na Itália, Laura?

Sobre Ace o nerae tens razão, mas já os primeiros clássicos (Georgie e Oniisama e) que foram publicados nos 1995 não venderam nada, e foi por isso que não tivemos por muito tempos...
As vendas de mangás estão caindo, sim... O problema é que hoje há mais leitores dos bd em geral respeito há dez anos atrás, mas agora há muito mais títulos do que antes, e não é possível comprar tudo. Por isto no complexo as vendas são minores.

Related Posts with Thumbnails