terça-feira, 4 de novembro de 2008

Os Dez Mandamentos dos Mangás



O Manga Blog trouxe um link para um site chamado Madame Otaku que fez a lista dos "Dez Mandamentos" dos Mangás. Não é a primeira listinha deste tipo, mas ela abre falando de algo que eu já falei, então, decidi traduzir. Se quiser, faça a sua lista e deixe nos comentários.

1. Você não deve colocar um capacho como heroína shoujo, a menos que deseje mudá-la. (*Exemplo usado no site? Hatsumi de Hot Gimmick. Precisa dizer mais?*)

2. Você não deve ser excessivamente dramático nas falas.

3. Você não deve usar magias imensas (*de se falar*), também.

4. Você deve colocar omake e 4koma hilariantes.

5. Você não deve esticar e esticar uma série que poderia te terminado antes e que não é nem essa maravilha toda. (*Exemplo citado: Naruto em comparação com Honey & Clover. Há outras, claro. A questão é sempre Quantidade X Qualidade*)

6. Você não deve escrever AzuDai yuri, se o fizer, mantenha censura livre. (*Falamos de doujinshi e, neste caso, a autora está se referindo à Azumanga Daioh. Mas, pensando bem, serve para outras séries*)

7. VOCÊ NÃO DEVE COLOCAR JOHNNY YONG BOSCH NO ELENCO. (*Quem é JOHNNY YONG BOSCH? Ah, descobri!!!! É um dublador que sempre aparece em tudo que é anime por lá. Um... Vale aqui no brasil, também. Mas eu nem me dou ao trabalho de decorar nomes de dubladores brasileiros, especialmente aqueles que só sabem interpretar a si mesmos*)

8. Você não deve dar a todos os personagens uma obsessão alimentar. (*Não lembro de nada disso em shoujo mangá... nenhum me vêm á cabeça*)

9. Você não deve nunca, mas nunca mesmo, fazer um remake de FLCL. (*Um... remakes são sempre complicados e esta é a questão. Mas eu não me importo nem com o primeiro FLCL*)

10. Você não deve fazer do seu protagonista um lamuriador, depressivo, emo ou idiota. (*Exemplo citado: Shinji Ikari. Precisa dizer mais?*)

19 pessoas comentaram:

Olha, sinceramente eu não concordo com muitas coisas aí. Como por exemplo, eu prefiro Naruto à Honey & Clover, por achar que a qualidade e a história do primeiro é bem superior do que a de H&C. E também eu gosto bastante dos personagens "depressivos" e "lamuriantes", estamos falando de uma reflexão à vida real, em que existe realmente pessoas deste modo e é interessante como os personagens tranformam-se ao longo da série. Para ser sincera, discordo de todos esses mandamentos. Mas, sei não, cada um pssui uma opinião.
Ah, e parabéns ao seu blog, está cada vez melhor!^^

Não é lá muito relativo ao post em si, mas sim ao item #7. Até um tempo atrás eu elogiava bastante a dublagem de desenhos em geral, mas de uns tempos para cá... É sempre a mesma voz dublando o mesmo tipo de personagem, impressionante. Parece que associam o dublador a uma determinada personalidade e não se sai mais disso. Pior é quando um dublador está "na moda", ele aparece em tudo que é desenho. Aprecio uma dublagem de qualidade, mas ela está cada vez mais difícil de ser encontrada. Lamentável.

Eu não sei qual é o seu problema com Hot Gimmik mas eu não vejo muita diferença da Hatsumi para a Sumire que você tanto gosta no Tramp like Us.A Hatsumi é adolescente por isso demonstra insegurança,mas e a Sumire que já é adulta Chefe de uma redação de jornal e ainda fica toda insegura por causa de homem,completamente patética.As duas são ridículas e ponto, penso que até mesmo a Usagi Tsukino tem mais atitude.
PS:Eu gosto muito do seu blog,você sabe o que a Hisaya Nakajo está fazendo depois de Sugar Princess?Obrigada.

Acho que todo mundo tem o direito de gostar do que quiser, mas deixar de ver o absurdo e o desserviço que uma personagem como a Hatsumi é para as adolescentes me parece altamente perigoso. Se ela é normal, é aceitável para muitos não me surpreende que os índices de violência contra as mulheres seja tão elevado.

No mais, você pode não gostar da Sumire, mas as inseguranças dela são possiveis dentro d asociedade japonesa. E ela não abre mão de sua personalidade (*Oooops, desculpe, Hatsumi não tem personalidade, nem terá se continuar aceitando ser boneca sexual e capacho!*) ou trabalho para ficar com homem algum. Aliás, fiquei muito feliz em ver o Momo em Kiss & Never Cry com o filhinho ou filhinha para cima e para baixo porque Sumire estava em viagem de trabalho... Eu imagino hiroki fazendo isso...

Não sei o que a autora de Hanakimi está fazendo no momento, mas volta e meia sai um capítulo gaiden da série.

olá, boa noite!
Seu blog é muito bacana, sempre leio mas nunca comento...
Achei a lista meia incompleta, mas só acrescentaria mais uma coisa: mudanças drásticas de comportamento (personalidade) deveriam ser banidas dos mangás. De repente a moça boa... vira má! a má vira boa... parece novela da Globo! as vezes fica meio forçado demais.
valeu a atenção e até mais.

Acho que essa obsessão alimentar não é com personagens estilo o Goku de Dragon Ball? Essa característica deles comerem demais é até um clichê em mangás XD
Humm... tem o Yukito de Sakura CC ^^

Só pra constar, Valéria, Johnny Wong Bosch, além de dublador nos EUA, foi tb ator em uma das temporadas de Power Rangers, sendo o Ranger Preto na ocasião. Depois disso, preferiu a carreira de dublador (a exemplo do Mark Hamill, o Luke Skywalker de Star Wars), e é praticamente o dublador mais requisitado dos EUA (algo como o Guilherme Briggs por aqui) para animes e games.

Ele aparece tanto o elenco de dublagem (olha o bando de obras que ele participou no artigo sobre ele na Wikipedia) que eu acho que a autora já se cansou da voz dele, hehehehe. De certa forma, bem semelhante ao que acontece por aqui... ;)

Sobre o item da obsessão por comida, eu pensei na hora no L e Mello de Death Note (como eles não são diabéticos? O_O'), mas, em shoujo mangá, o mais próximo que eu pensei foi mesmo a Usagi Tsukino (Sailor Moon)... ela não é obcecada por uma comida específica, mas come como um touro... xD


Leonardo "Ikari Léo" Mendes,
que também concorda com a maior parte da lista. Ah, o item sobre o Naruto é tão certeiro... xD

Achei bem legal esses mandamentos realmente personagens como a hatsumi são detestaveis, li aquela porcaria quase toda esperando uma evolução uma demonstração de personalidade mas a menina era uma mosca morta sem recuperação ( pelo menos ate onde eu vi) mas e o que ta na moda ultimanmente.
Quanto aos outros o unico que não concordo e o do shinji ikari (eu gosto dele ) os outros mandamentos se referiam a formulas sem setido que são repetidas ate a exaustão, e no caso dos personagens depressivos eu não acho que tenha muitos do feitio do shinji e se tiver e for bem construido provavelmente eu vou adorar.

É mesmo, Daiana! Nunca tinha percebido isso, mas é um clichê sim, acho que mais comum no gênero shounen! Pra citar dois animes mais recentes, temos o Allen Walker de D.Gray-Man e a Saya Otonashi de Blood+. Ambos são os protagonistas das respectivas séries, comem feito mortos de fome, mas mantêm uma ótima forma! Não sei se é a isso que a lista de refere, mas não deixa de ser uma relação obssessiva com comida...

Tem também a Miaka Yuki de Fushigi Yugi.

Miaka é muito diferente de Hatsumi. Ela luta, ela tem opinião, ela corre atrás dos seus objetivos (*passar nas provas*). Tem suas limitações? Tem, mas Tamahome não bate na cara dela, a chama de idiota a cada duas páginas, e tem como hobby humilhá-la. Não há desculpas para o casal Hatsumi-Hiroki. Na verdade, não há desculpa para a autora que nos engana com a possibilidade de mudança e termina com os dois no mesmo pé ou piores do que no começo da série.

Hum...Mas o Allen come por dois porque precisa alimentar a sua Inocência também, já que ela é um tio parasita. E a Saya, ela nem é humana...Acho bem justificável. XD
Eu acho absurdo comparar H&C e Naruto, seja em qualidade ou história. São gêneros e públicos diferentes, afinal. XD

Ha, desculpa, me referi a Miaka em relação ao clichê da comida.

Não conhecia Hot Gimmick, além da tua resenha.

Ah, tá! Acho que aí seria uma outra coisa... A compulsão alimentar que a autora fala é em relação a fixação por um tipo de comida. O clichê que aparece no shoujo é o da menina comilona, aquela que exagera. Seria um outro mandamento. :D

FLCL eh mtooo boom!XD~~~~~~

obsessão alimentar?!...
Não sei se vem o exemplo serve, mas me lembra das meninas de Kanon...^^
Uma ama [e até "rouba"] takoyaki, outra gosta de gyundon e outra de nikuman...

¡Gracias por mencionarme aquí! No habla mucho espanol, pero yo es feliz feliz que usted tuvo gusto de él

No problem. I can understand English. And I loved your sense of humour. :)

But we here are writing in Portuguese. It looks like Spanish but it's not. In fact we Brazilians are the only Portuguese speakers in America.

Related Posts with Thumbnails