quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ranking de Desigualdade de Gênero



Não pense que se trata de off-topic puro, não, afinal, este blog trata de quadrinhos para meninas e mulheres, e o "gap" (*desigualdade*) neste terreno é grande. Enfim, o ranking de 2008 feito pelo Fórum Econômico Mundial foi publicado. Os países nórdicos continuam no topo. Noruega, Finlândia, Suécia, Islândia, Nova Zelândia, Filipinas, Dinamarca, Irlanda, Holanda e Letônia, formam o top 10. A rabeira é ocupada por alguns países africanos muito pobres e, claro, por países islâmicos dos mais misóginos, nete último caso, dinheiro não é o problema. Os dez últimos colocados são Bahrain, Etiópia, Turquia, Egito, Marrocos, Benin, Paquistão, Arábia Saudita, Chad e Iêmen. Vamos ver se Obama toma alguma posição em relação aos seus aliados islâmicos e seu desrespeito aos direitos humanos das mulheres. Eu, infelizmente, duvido. Falando de outros países que aparecem fácil na mídia, a emergente Índia também está lá na rabeira em 113º (*são 130 países ao todo*), mas não esperem nenhuma palavra sobre isso na mídia, tampouco na próxima novela de Glória Perez, pois tudo vai ser festa, cor e elogio. Aliás, o Marrocos (125º) de O Clone está lá no final, também. Para quem quiser, a lista completa pode ser vista aqui. Deve haver em português em algum lugar, mas eu não procurei.

Nosso Brasil, subiu de um péssimo 74º para 73º, lembrando que em 2006 o Brasil estava em 67º lugar. Agora, garanto que será muito mais comentado o fato do Brasil ter caído para 5º lugar no ranking da FIFA. Qualquer campeonato de futebol é mais importante do que discutir desigualdade de gênero para a mídia. Já o Japão, que nos dá nossos maravilhosos mangás, é o pior no ranking dentre os países desenvolvidos, caiu de 91º para 98º. Na verdade, a questão da desigualdade de gênero no Japão está em discussão e mangás como Hataraki Man e Kimi Wa Pet (*Sumire continua com a sua carreirta depois de casada e mãe, como podemos ver no novo mangá da autora, Kiss & Never Cry*) apontam para isso, no entanto, as reformas são lentas e a gerontocracia masculina que governa o país tem pouco interesse em mudar a situação, nem que seja para aumentar a natalidade. Aliás, quero saber se em 2007 morreram mais pessoas do que nasceram no Japão como em 2006.

Hoje (13/11), o site Japan Probe, de notícias do Japão, trouxe o seguinte comentário:
"Em saúde e expectativa de vida, o Japão pontua relativamente anto ocupando a 38ª colocação, mas tem um desempenho ruim nas outras categorias. O país está em 107º em participação política, 102º em participação na economia e oportunidades de trabalho, e em 82º em desempenho educacional."
Explicando este último item, pelo gráfico as japonesas estão muito menos presentes no ensino superior, o Brasil, por exemplo, pontua muito melhor que o Japão neste item. Mas o Japan probe brinca que o Japão pelo menos supera a Coréia do Sul que está em um espantoso 108º lugar. Vou ver os gráficos da Coréia, porque nem tinha notado. Isto dentro do bloco do Oriente. O site também comenta que o Japão vai melhor que o Oriente Médio, também. Claro que estão falando das nações islâmicas, pois Israel está em 56º e o Japão em 98º.

2 pessoas comentaram:

Olá! ^^
Bem, sobre suas matérias passadas, eu bem que gostaria que tivesse mais material BL. Eu não sou uma grande fã do gênero, mas bem que eu gostaria que tivesse mais mangás pra escolha do consumidor.

AHh uma pergunta, você não vai mais atualizar o Shoujo House? Eu amo aquele site e ele ta precisando de atualização!!! Você pode atualizar? xD! Eu adoro aquele site e gostaria de ver coisas novas feitas por você!

kisa_aika@yahoo.com.br

Cláudia, pretendo voltar a atualizar o site, sim. Pode deixar.

Related Posts with Thumbnails