segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Mangás Cancelados nos EUA


Todos os anos os sites americanos publicam a lista de mangás cancelados ou congelados. É sempre uma listagem imensa com títulos de todos os gêneros - para que nenhum engraçadinho diga que é um problema dos shoujo ou dos yaoi ou sei lá o que as mntes desocupadas possam imaginar. Claro, que em todo mercado saudável temos cancelamentos e no caso dos EUA o excesso de títulos atrapalha muito. Para cada megasucesso, como Vampire Knight que pinta como sucessor natural de Fruits Basket, deve haver uns cinco fracassos. Dito isso, vejo Life na lista da Tokyopop publicada pelo Mangacast. O volume 10 foi anunciado e nunca saiu. Eu até tenho esperanças agora que o mangá está terminando, mas nunca se sabe. Raros são os casos de mangás retomados por outras editoras. Aqui no Brasil paira uma nuvem escura sobre os mangás da Conrad e Ranma 1/2, por exemlo, é sempre fonte de boatos.

6 pessoas comentaram:

Espero que o Brasil não tome as vendas dos EUA como termômetro, porque eu sou uma que estou querendo muito que Life venha a ser publicado aqui.

Não se preocupe, se as vendas norte-americanas fossem a referência das nossas editoras, a composição dos mangas em nossas bancas seriam bem diferentes.

O termômetro do Brasil não é os EUA. Pelo menos a Panini tem olhado MUITO para a Europa, especialmente a Espanha, quando o assunto é shoujo.

Bem que eles podiam emitar a questão da transparência e divulgar informações sobre vendas.

Isso tornaria as coisas mais claras, até mesmo aquela velha duvida sobre se temos mangas de mais ou de menos nas bancas.

Que bom, fico mais aliviada. Se o live de Life foi muito bom, imagino que o mangá seja melhor ainda.

Sim, sim. Também concordo com o Anderson. Um ranking de vendas de mangá seria ótimo.

Related Posts with Thumbnails