terça-feira, 28 de abril de 2009

Depois tem gente que acredita que os mangás exageram



É comum nos mangás e animes vermos professores aterrorizando alunos e alunas (*ou tentando*) e usando de uma violência que aqui no Brasil seria inaceitável. Enfim, abrindo o Japan Probe, havia um link para uma notícia do Jornal Asahi: Suprema Corte defini que sacudir um aluno não é castigo físico. Qual é a história, em 2002, um aluno, hoje com 14 anos, chutou uma colega no corredor. Repreendido pelo professor por ter batido na menina, ele chutou as nádegas do professor que pegou o menino pelo colarinho, sacudiu e bateu o garoto na parede. Segundo o jornal, tal atitude não constitui castigo físico e não fere a lei. Assim, a ação da família contra a escola não procede, pois o professor estava exercendo a sua função de educador. O garoto visivelmente não tinha limites, mas não é por isso que o professor tem o direito de usar de força física, e, claro, pegar alguém pelo colarinho e bater na parede é castigo físico, quer queiram ou não. aliás, volta e meia essas notícias aparecem nos jornais japoneses em inglês, e algumas crianças efetivamente ficam com seqüelas e já houve caso de morte, também.

2 pessoas comentaram:

Bem, eu sou um dos que antigamente acreditava que mangas exageravam e não só nesse quisito violencia escolar, mas conforme foi se tornando mais facil obter informações da sociedade japonesa, bem como tendo contato com pessoas que moraram por lá, da p/ ver que na maioria das vezes as historia são é realistas.

Ja aqui no Brasil, nenhum professor chegaria a esse ponto e manteria o emprego, infelizmente o contrario não é verdadeiro, e muitos professores são é vitimas de alunos que não podem ser expulsos e nem sequer são advertidos por seus pais, que preferem passar a mão na cabeça ao inves de educar.

Olha, não é querendo aparecer ou causar polêmica, nem nada. Mas quando eu fazia curso de lingua japonesa, tinha um sensei que usava de métodos pedagogicos um tanto pesados com a gente.

O cara era jovem, brasileiro, roqueiro, mas ainda assim mestre em ninjutsu (formado no Japão!) e muito forte. De vez em quando, ao errármos uma lição, ele chegava a dar uns golpes de boken na gente. O cara era bruto que parecia um cruzamento de "Seu Lunga" com "Incrível Hulk".

Nossa, como a gente apanhava... mas por incrível que pareça, todos nós o tinhamos em alta conta. Era o professor mais querido daquele curso. Vai entender...

Related Posts with Thumbnails