sábado, 27 de junho de 2009

Youka Nitta de volta ao trabalho



Tempos atrás, noticiei no blog que Youka Nitta tinha admitido plágio (*essas histórias são tão cansativas*) e dito que não ia mais desenhar, por conta disso, seu maior sucesso, Haru o Daiteita (春を抱いていた) iria ficar incompleto. OK, eu coloquei lá que duvidava. Pois bem, agora o Missión Tokyo e o Divine Decision noticiaram que a página da Be-Boy anunciou que Nitta voltará a desenhar a série graças ao apoio dos fãs, por conta disso, a série de mais de 10 anos e 14 volumes terá um fim. E tem gente que ainda acredita que esses plágios realmente queimam o filme de alguém no Japão. Vide o caso de Yuki Suetsugu do premiado e muito bem vendido Chihayafuru.

5 pessoas comentaram:

do essa história de plágio T_T se for um plágio de história, vá lá. mas copiar uma pose ou coisa assim (como até o Takehiko Inoue) já fez, me poupe...

E você acha que eu não concordo com você? :)

Concordo com o comentário acima. Eu acho que copiar uma foto não é exatamente plágio. Que desenhista nunca treinou utilizando uma foto como referência? Daqui a pouco não vai poder usar nem uma imagem de paisagem pra colocá-la como cenário do mangá. Achei um exagero! E quanto aos pôsteres de filme que se referem à obras de arte por exemplo? Seria plágio também?
Agora se fosse a cópia de uma história aí a história seria beeeeeem diferente...

Acho absurdo fazerem pouco caso de alguém que copia o trabalho de outras pessoas mesmo que seja desenho ou foto. Descordo totalemnte das pessoas que comentaram aqui anteriormente. Vocês tem noção do trabalho que dá pensar, compor e tirar uma foto? Usar de referência é UMA coisa, o que não foi bem o que a Nitta fez, ela copiou as fotos inteiras, as posições das pessoas, o background das fotos, não chamo isso de usar como referência. Sei que ela não fez o que fez por mal, tanto que se arrependeu, mas nem por isso vou aliviar o lado dela.

Copiar um desenho ou uma foto é como copiar a história de alguém. Esta usando o trabalho de uma pessoa. Afinla existem direitos autorais para quê? Já que não tem problema copiar uma foto ¬¬ Não sei porque uma coisa tem que ser menos grave que a outra.

Apesar de tudo isso, eu gosto muito dela, amo Haru wo Daiteita e estou super contente com o retorno dela.

Sabe o que eu senti no seu comentário? "Sou fã, relevo."

Não vamos nos enganar, ela sabia o que estava fazendo, ela ganhou dinheiro com isso, esperou a poeira abaixar e retornou. Exatamente porque sabe da complacência dos fãs.

Então, ou a gente decide que copiar foto (*e todo mundo que tira fotos sabe o que é isso, não precisa ser artista, ainda que algumas fotos sejam profissionais e outras, não*) é crime, ainda que seja feito por nossos artistas queridos, ou a gente assume que não se importa. Eu não me importo com cópia de foto, para mim continua sendo uso como referência. Mas eu também não me importo com a Youka Nitta, porque não sou fã. Me importa são as hipocrisias e como basta esperar um pouquinho que a poeira abaixa e tudo são flores.

Related Posts with Thumbnails