quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Quando os mangás visitam a cozinha



Aproveitando que Kinou Nani Tabeta? (きのう何食べた?) está no top 10 da Tohan e o comentário que o Diego Hatake fez no post, fiquei aqui matutando a respeito de mangás culinários ou que tem na cozinha parte importante do seu desenvolvimento. Fumi Yoshinaga acho que visitou a cozinha duas vezes, com Antique Bakery (西洋骨董洋菓子店) e, agora, com Kinou Nani Tabeta? São abordagens diferentes, mas é a comida, a arte do bem cozinhar que domina parte da narrativa. Nos EUA, Kitchen Princess (キッチンのお姫さま) fez um bom sucesso, e Mixed Vegetables (ミックスベジタブル), também tem como tema a culinária.

Desde lá atrás, nos primórdios do mangá, em Sazae-san (サザエーさん) todas as personagens tinahm nomes tirados de comida. E em um dos shoujo mais antigos, Anmitsu-hime (あんみつ姫), todas as personagens tinham nomes de sobremesas e doces. Ambas as séries foram criadas em tempos de privação no pós II Guerra. E, claro, não são propriamente mangás culinários, aliás, muito longe disso. Só falam de comida indiretamente. Já um Anpan Man (あんぱんまん) tem comida como personagens, o protagonista é um super herói pãozinho recheado com feijão (*adoro doce de feijão e odeio feijão em feijoada*). Mas estou citando só apr ailustrar a coisa.

Mesmo um Kami no Shizuku (神の雫) ao falar de vinhos, está, também falando de comida. E um Yakitate!! Japan (日式面包王), que teve até anime, transfere a idéia da disputa para ver quem será o melhor guerreiro para o campo da culinária. Nada mal, porque a coisa funciona e o mangá vem com receitinhas de pão no final. Yumeiro Pâtissière (夢色パティシエール) anime acabou de estrear no Japão, e o tema da série é a culinária. Patisserie Mon (パティスリーMON), ainda que eu não tenha conseguido um resumo, deve ser outro mangá culinário, e aparece sempre no top 10 da Taiyosha. Aqui no Brasil, acredito que o único mangá de culinária que apareceu por aqui foi Gourmet de Jiro Taniguchi, publicado pela Conrad.

Nos mangás, culinária não é assunto restrito ao shoujo ou josei, porque cozinha não é questão feminina no Japão, afinal, cozinhar é uma arte e das mais importantes. Quem não gosta de comer uma boa comida? Seja um doce, uma pasta, um pão fofinho, ou algo mais específico? E se acompanhado com boa bebida... Enfim, eu fiz uma lista curtinha. Há muito, muito mais. Aliás, esse foi um post preguiçoso, só para não deixar passar a idéia de uma matéira futura, até para a própria Neo Tokyo, quem sabe? (*Eu vou voltar a escrever, claro*) Mas e você, se lembra de alguma série de anime ou mangá que tenha na culinária o assunto ou um dos seus assuntos principais?

6 pessoas comentaram:

Bom, tem muitos mangás sobre assuntos relacionados a comida, a lista vai ser grande por aí...boa sorte!
Recentemente eu comecei a ler scans de Oishii Kankei, mas ainda não tirei conclusões sobre o mangá. Tem um plot relativamente simples e aborda questões relacionadas a alta culinária francesa, além de discutir o que torna um "chef" realmente bom. Tudo isso, é claro, como pano de fundo para o relacionamento amoroso que certamente surgirá entre a personagem principal e o "chef" do restaurante onde ela começa a trabalhar.
Bom, posso dizer que senti uma certa semelhança característica entre a autora, Satoru Makimura, e Emiko Yachi, mas ainda não sei se é uma coisa pontual entre as situações dos mangás que estou lendo delas nesse momento... enfim, como eu gostaria de saber japonês para me aprofundar mais nisso... mas um dia! x.x

Vc que ama cultura Japonesa, tenho uma dica de livro.
Li esta semana Kitchen de uma autora japa nome Banana.
Procure e leia, e bem interessante!
Tchau!

Excelente post Valéria, acho muito legal essa idéia de mostrar diferentes temas que um mangá/anime podem abordar. Só em um ponto do seu post eu discordo, na hora que você fala que cozinhar é uma arte e das mais importantes. Bom, cozinhar pode ser uma arte como não pode ser dependendo se há uma intenção artística ao preparar o prato. Agora achei meio forçado falar que é uma das artes mais importantes, pois no campo das artes, se consideramos a pintura, a escultura, a música, a poesia, o teatro, o cinema, a fotografia, enfim acho que não podemos colocar o ato de cozinhar como uma das artes mais importantes. Desculpa se eu fui chato, sei que discutir conceitos de arte não tem a ver com o tema do blog, mas enfim não consegui deixar de comentar. Mais uma vez parabéns pelo excelente blog, visito ele diariamente.

Quando terminei seu comentário, Tiago, fiquei com aquela cara de "Ãn?", talvez minha dor de cabeça esteja colaborando...Bem, não sei qual era a intenção sua ao ler o que eu escrevi, mas me dei ao trablaho de abrir o Aurélio e encontrei 13 (TREZE) definições de arte, uma delas certamente me serve e boa parte delas transcende a definição estreita de arte = pintura, escultura, whatever. Aliás, acho que são 9, não é? A 9ª são as HQs.

Daí, pegando lá o seu Aurélio:

9.Capacidade natural ou adquirida de pôr em prática os meios necessários para obter um resultado:
a arte de viver; a arte de calar; a arte de ganhar dinheiro; escrever sem arte.
10.Dom, habilidade, jeito:
Tem a arte de comunicar-se; Esse cachorrinho tem a arte de me irritar.
11.Ofício, profissão (nas artes manuais, especialmente):
Naquela família a arte de entalhador é uma tradição.
12.Artifício, artimanha, engenho:
Não sei que artes usou para convencê-la.
13.Maneira, modo, meio, forma:
De tal arte envolveu o chefe que logo se tornou seu secretário;


Todas essas me satisfazem, então, considero a culinária uma das maiores artes, e basta pegar qualquer uma dessas definições que está d ebom tamanho.

Valéria... se vc escreveu "arte" querendo passar a um desses sentidos que vc copiou do dicionário, lhe dou razão. Só acho meio forçado alguns usos da palavra arte; isso é uma mera opinião minha, não quer dizer que eu esteja certo. Pois se pensarmos que arte é: Capacidade natural ou adquirida de pôr em prática os meios necessários para obter um resultado. Podemos falar que praticamente qualquer coisa é arte e que uma pessoa que vai ao banheiro é um artista.

Já ouviu falar em "artes & ofícios"? Para Aristóteles, por exemplo, Medicina não seria ciência e, sim, arte.

Mas eu realmente tenho interesse ZERO em discutir conceito de arte, ainda mais partindo de uma opinião tão fechada sobre a questão.

De qualquer forma, o post nem era sobre arte, sea sentido ou forma.

Related Posts with Thumbnails