domingo, 10 de janeiro de 2010

Eiko Hanamura é homenageada em evento no Japão



Eiko (*ou Eico*) Hanamura é uma das shoujo mangá-kas em mais longa atividade no Japão. São mais de 50 anos de carreira. A melhor apresentação vem da entrevista que ela deu para a PigMag em 2008 (*e que eu não vi, não sei como, já que o site acabou mas estava nos favoritos do blog*) quando dos seus 50 anos de carreira:
"...Eiko Hanamura começou sua carreira como mangá-ka em 1958 e é muito amada como uma pioneira do shoujo dentro da cultura do mangá. Muitos de vocês vão lembrar de ver na sua infância pinturas de uma garota com grandes olhos brilhantes e longos cílios. Eiko tem trabalhado como artista de mangá por meio século e ainda mostra muita energia exibindo seus trabalhos na França, e colaborando com outros artistas.” (PingMag... Cute and Pop! 60s Girls Comics by Eiko Hanamura)
Lá há amostras de seu trabalho, desde os anos 50 até o estilo atual. No início, ela desenhava como nas ilustrações das revistas femininas pré-mangá, coloridas, com meninas de imensos olhos brilhantes, hoje ela tem um estilo adulto e elegante, por assim dizer. Enfim, uma artista fundamental para entender a trajetória dos mangás femininos e mostrar que as mulheres estão lá desde os seus primórdios, ao contrário do blá-blá-blá que muita gente repete para valorizar ou desvalorizar o gênero (*Sei lá o que significa dizer que Leiji Matsumoto produzia shoujo e depois largou, por exemplo. Cada cabeça uma sentença.*).


Enfim, segundo o Comic Natalie, Eiko Hanamura dará duas entrevistas com ingressos distribuídos para 30 pessoas, nos dias 11 e 17 de janeiro. Ela falará de sua obra, do shoujo mangá pré-revolução dos anos 70 (*quando gente como Hagio Moto, Takemiya Keiko e Riyoko Ikeda mudaram “quase” tudo*), da sua obra hoje como pintora. Se eu tiver tempo, prometo traduzir a entrevista dela. É de 2008, mas continua valendo muito, seja para apresentar Hanamura, seja para falar de um momento no qual as mulheres mangá-kas eram minoria. E ela é tão simpática! Muito legal ver alguém da idade dela ainda em atividade e valorizada em seu país. A página oficial de Eiko Hanamura é esta aqui.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails