sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Morre a linha de shoujo clássicos da Glénat espanhola...



Notícias tristes (*mas esperadas*) vindas do Pro Shoujo Spain. Segundo, comentado no site, a linha de shoujo clássico da Glénat parece que será cancelada por baixas vendagens. Eles lançaram Mayme Angel (メイミー・エンジェル), de Yumiko Igarashi, e Orpheus no Mado (オルフェウスの窓), de Riyoko Ikeda, mas essas séries não conseguiram alcançar as vendas desejadas. Eu comprei Orpheus no Mado espanhol, 13 volumes ao todo na versão lançada por lá, foram meses colecionando. Mas preciso ser realista, Orpheus é um mangá difícil, pesado, denso, não é uma obra fácil deler. Começa leve, com o traço mais solar da Ikeda, e lentamente vai ganhando corpo e termina outra coisa... Não acho uma boa escolha. É longo, não teve anime e por ser Ikeda não seria garantia de vendas. A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) é a Rosa de Versalhes, e eu não enfiaria Orpheus goela abaixo de ninguém por melhor que ele seja, meu segundo tiro seria sempre Oniisama E... (おにいさま へ…) O mesmo vale para o material de Yumiko Igarashi. Candy♥Candy (キャンディ♥キャンディ) e Georgie (ジョージィ!), talvez Paros no Ken (パロスの剣), são uma coisa, investir em outras obras de Igarashi pode não ser uma boa idéia. Motivo? Ela é ótima desenhista – para quem, como eu, gosta do estilo dela – mas parece ser uma roteirista limitada. Todas as suas maiores obras, as mais importantes, têm somente o seu traço. Enfim, na Itália também houve uma crise quando tentaram lançar clássicos shoujo em banca (*não acho que seja o caso espanhol*), mas se fez um ajuste, os clássicos foram para livraria e tudo ficou bem (*Laura talvez comente explicando se stou certa ou, não*), e continuam saindo. Vamos ver se na Espanha as coisas se acertam.

4 pessoas comentaram:

Valeria, mais ou menos é assim. Mas é preciso lembrar que na Itália quando falamos de "livraria" ao 95% fala-se de livraria só para quadrinhos, comics e mangá. Na Espanha e na França os mangás se encontram nas livrarias "normais".
Nos 1994-1995, quando foram publicados os primeiros shoujo clássicos, ainda não havia distinções entre banca e livraria, chegou mais tarde. Os clássicos vendem sempre pouco, más o público das livrarias é diferente, por isto conseguem sobreviver.

Infelizmente, não acho que as coisas se acertem aqui. Não só pela situação, senão que a maioria das compradores preferem obras mais recentes como Minami Kanan (para pôr um exemplo).
Georgie foi publicada aqui, mas por outra editorial, e não sei se teve boas vendagens (era (ou é) uma editorial pequena e demorou bastante para publicar o último volume). Muita gente quer que se publique Candy, mas essa gente é a que viu o anime quando pequenos...
A Rosa de Versalhes também foi publicada por outra editorial, mas ao igual que Georgie não sei como foram as vendagens. Como nota pessoal, eu gostei de Orpheus no Mado, mas reconheço que é pesada (Julius me cansava muito).
Em resumo: se não é shoujo de agora, tem todos os papéis para ser um fiasco u_u.

P.D.: Em relação ao que diz Laura, sim existem livrarias especializadas em manga/comics aqui (com aqui me refiro a Espanha, que falo mas não explico ^^U), mas claro... poucas. Onde eu vivo, por exemplo e que eu conheça (e tirando a Fnac), 3 (e meia? É que tem tão pouca coisa que, para mim, não é uma loja real como as outras).

Loja de comics na Espanha eu vi só uma em Madrid, más, claro, não estava procurando. Acho que a maioria da gente compra na Fnac ou semelhantes.
Aqui na Itália há muitas, há vezes também nas cidades mais pequenas... Em Roma há talvez 30-40.

Related Posts with Thumbnails